O que é?

Com uma diversidade de ácidos graxos em sua composição, Equaliv Óleo de Prímula busca proporcionar equilíbrio para
a saúde da mulher
. Possui uma fórmula rica em ácido gamalinoleico (GLA), que ajuda a aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual, e ômega-3, que age em outras partes do organismo, favorecendo a saúde e melhorando a qualidade de vida.

O óleo de prímula é obtido a partir das sementes da planta de prímula (Oenothera biennis), nativa da América do Norte e do Sul, que são ricas em ácidos graxos essenciais, incluindo o ácido linolênico (ômega-3) e ácido linoleico (ômega-6), cujo principal benefício está relacionado à saúde da mulher. Entre seus efeitos positivos, destaca-se a sua atribuição no alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e menopausa. Alguns estudos evidenciam que a sua utilização é capaz de melhorar as oscilações de humor, a irritabilidade, a mastalgia e os sintomas vasomotores, como os fogachos, que são comumente descritos no período da menopausa.

O GLA possui como mecanismo de ação a atuação em prostaglandinas da série 1, que têm característica anti-inflamatória, e/ou atenuando a biossíntese de metabólitos do ácido araquidônico, como prostaglandinas da série 2 e leucotrienos da série 4, que são pró-inflamatórios, assim, parece também contribuir na prevenção e no tratamento de condições com caráter inflamatório como as doenças cardiovasculares, visto que a administração do óleo de prímula pode reduzir os níveis de fator de necrose tumoral (TNF-α) e outras citocinas pró-inflamatórias como a Interleucina-6 (IL-6) no tecido cardíaco.

Ainda contribui de forma positiva na saúde dérmica                                                                   por agir na manutenção da estrutura e na função da pele. Sua deficiência no organismo já é associada, em alguns estudos, a algumas desordens de pele, como o eczema atópico. Dessa forma, o óleo de prímula pode beneficiar sintomas relacionados, como coceira, descamação e edema, por melhorar a hidratação, a elasticidade, a firmeza, a resistência e a rugosidade da pele.

{ Benefícios }

- Alto conteúdo de ácido gamalinoleico (GLA)

- Rico em ômega-3, que favorece a saúde cardiovascular

- Contribui para o alívio dos sintomas da TPM

- Auxilia na redução dos processos inflamatórios

- Contribui para a absorção de cálcio.

- Atua na melhora do quadro de dermatites.

- Ajuda na diminuição dos sintomas do climatério e da menopausa.

Referências

KUPFERER, E. M.; DORMIRE, S. L.; BECKER, H. Complementary and alternative medicine use for vasomotor symptoms among women who have discontinued hormone therapy. J Obstet Gynecol Neonatal Nurs., Philadelphia, v. 38, n. 1, p. 50-59, 2009.

FARZANEH, F. et al. The effect of oral evening primrose oil on menopausal hot flashes: a randomized clinical trial. Arch Gynecol Obstet., v. 288, n. 5, p. 1075-1079, 2013.

SENANAYAKE, S. P.; SHAHIDI, F. Enzyme-assisted acidolysis of borage (Borago officinalis L.) and evening primrose (Oenothera biennis L.) oils: incorporation of omega-3 polyunsaturated fatty acids. J Agric Food Chem., Washington, v. 47, n. 8, p. 3105-3112, 1999.

CHUNG, B. Y. et al. Dose-Dependent Effects of Evening Primrose Oil in Children and Adolescents with Atopic Dermatitis. Ann Dermatol., Seoul, v. 25, n. 3, p. 285-291, 2013.

BAYLES, B.; USATINE, R. Evening primrose oil. Am Fam Physician., Kansas City, v. 80, n. 12, p. 1405-1408, 2009.