Modulação Nutricional nos Distúrbios da Pele


Pele e modulação nutricional

A pele pode sofrer diversas modificações e alterações, pois é diretamente exposta a influências internas e externas, gerando grande quantidade de espécies reativas de oxigênio, que são neutralizadas por reações não enzimáticas (vitaminas C, E, compostos bioativos, entre outros) e enzimáticas, dependentes de nutrientes da dieta (glutationa, catalase, superóxido dismutase).

Por isso, a utilização de nutrientes antioxidantes como polifenois, catequinas, flavonoides, vitaminas e minerais devem ser introduzidos em um plano alimentar variado e individualizado para ajudar na proteção celular contra o envelhecimento da pele,

Nutracêuticos no combate ao envelhecimento cutâneo

A utilização dos nutracêuticos também pode contribuir para essa ação, já que o produto apresenta-se em uma forma farmacêutica concentrada ou em dosagens superiores das encontradas nos alimentos, potencializando seus efeitos benéficos.

O uso de nutrientes antioxidantes, quando feita de maneira sinérgica, garante melhor ação do produto, além de oferecer mais benefícios para saúde. Sua aplicação é variada e favorece a beleza dos cabelos, pele, unhas, combate ao envelhecimento celular, tratamento de flacidez e celulite, melhora da hidratação da pele, entre outros.

A ação do nutracêutico inclui a modulação da inflamação e propriedades antioxidantes, e as principais formulações disponíveis utilizam como matéria-prima:

- Vitaminas

- Minerais

- Betacaroteno

- Probióticos

- Fitoquímicos, como antocianinas, betacaroteno, polifenois, entre outros

- Ômega-3

Nutracêuticos e planejamento alimentar

O uso dos nutracêuticos visa colaborar com a saúde e estética, proporcionando melhor qualidade de vida, por isso seu uso deve ser feito de maneira complementar a um modelo alimentar individualizado para que as dosagens não excedam os níveis seguros além de potencializar os resultados esperados.

Referências

Buonocore. D. et al. Resveratrol-procyanidin blend: nutraceutical and antiaging efficacy evaluated in a placebo-controlled, double-blind study. Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology 2012:5.

Anunciato, T.P. Nutricosméticos. 2011, 101p. Dissertação (mestrado em ciências farmacêuticas) - Faculdade de ciências farmacêuticas, Universidade de São Paulo, 2011.

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Posts em breve
Fique ligado...

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle