Beleza e reparação de unhas e cabelos

September 4, 2015

 

O fio do cabelo é composto por proteínas, queratina e melanina; oxigênio; hidrogênio e nitrogênio e apresenta-se com três componentes principais, cutícula, córtex e o complexo da membrana celular que une as células corticais e cuticulares adjacentes.

 

A unha, por sua vez, é composta por queratina, lipídeos, água e minerais e sua estrutura é formada por células escamosas queratinizadas que agem como placa protetora de suporte. Devido à composição dos cabelos e unhas, qualquer fator que diminua os níveis de nutrientes no organismo pode ocasionar alterações nos fios, como mudança de estrutura, cor, consistência e/ou aspecto, além de possíveis quedas que podem levar à destruição do folículo capilar. As unhas podem apresentar sinais como manchas brancas e outras dermatites e alterações da estrutura de sustentação da derme (colágeno, elastina e proteoglicanos). A alimentação adequada e equilibrada nutricionalmente é fundamental para a saúde e aparência dos cabelos e unhas.

 

É comum que indivíduos que seguem dietas e regimes restritivos a alimentos fontes de nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, apresentem sinais e sintomas de carência nutricional. Nesse caso é necessário recuperar a saúde e equilíbrio do organismo por meio de alimentação personalizada e suplementação. Os minerais ferro, zinco e magnésio são fundamentais para a saúde dos cabelos e unhas.

 

O ferro é um elemento essencial na maioria dos processos fisiológicos do organismo e sua carência pode causar queda de cabelo e unhas frágeis. O zinco participa de reações do metabolismo celular, incluindo processos fisiológicos, tais como função imune, defesa antioxidante, crescimento e desenvolvimento, incluindo cabelos e unhas. O magnésio atua no metabolismo de ácidos nucleicos, síntese proteica e processos biológicos dos cabelos e unhas.

Os minerais quelatos apresentam absorção superior aos inorgânicos, isso devido ao mineral ser ligado a agentes carreadores ou quelantes mediante ligações covalentes, assim, aumentando a sua estabilidade física e biodisponibilidade do nutriente. Sua absorção pode ocorrer pelas células do epitélio intestinal ou pelo agente quelante, no qual o mesmo é absorvido levando junto a si o mineral.

 

Os nutrientes chegam até os fios de cabelo e unhas por meio da circulação sanguínea corrigindo sua carência. Os minerais quelatos não interagem com medicamentos, não formam complexos insolúveis e não competem pelo sítio de absorção, maximizando a eficácia da suplementação para cabelos com mais brilho e elasticidade e maior resistência das unhas.

 

Referências: PUJOL, A. P. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

PASCHOAL, V. et al. Suplementação Funcional Magistral. São Paulo: editora, 2009. Witt, J. S. G. Z.;

SCHNEIDER, A, P. Nutrição Estética: valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional. Ciênc Saúde Coletiva, v.16, n.9, p. 3909-16, 2011.

Please reload

Featured Posts

Gastrite pode ser prevenida com mudança de hábitos

February 28, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle