Desvendando os compostos fenólicos

November 24, 2015

 

Compostos fenólicos são estruturas químicas presentes, em pequenas quantidades, em alimentos de origem vegetal, que podem exercer efeitos preventivos e/ou curativos em distúrbios fisiológicos no ser humano, devido à sua ação antioxidante não enzimática. Existem muitos tipos de fenóis, com destaque para os flavonoides, ácidos fenólicos, fenóis simples, cumarinas, taninos, lignanas e tocoferóis.

 

Eles são definidos quimicamente como substâncias que possuem anel aromático com um ou mais substituintes hidroxílicos, incluindo seus grupos funcionais, portanto, apresentam estruturas multifuncionais variadas. São responsáveis pela cor dos alimentos, adstringência, aroma e estabilidade oxidativa.

 

Esses compostos são encontrados com facilidade em plantas e os principais alimentos são frutas, chás e vegetais folhosos, além de cebola, alho e especiarias. Chás são ricos em uma classe de flavonoides, as catequinas, que apresentam propriedades biológicas como atividade antioxidante e são sequestradoras de radicais livres.

 

Um dos compostos que vem sendo estudado pela sua ação de antienvelhecimento da pele é o resveratrol, um polifenol encontrado principalmente em uvas. Foi demonstrado que ele protege os fibroblastos da epiderme dos danos causados pela ação do peróxido de hidrogênio. Porém mais estudos precisam ser feitos para confirmar sua efetividade.

 

Doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e câncer estão entre as doenças crônicas relacionadas com o dano oxidativo sofrido pelas biomoléculas, causado pelo desequilíbrio entre a quantidade de radicais livres formados e substâncias que os neutralizem. Além de doenças crônicas, esse desequilíbrio também pode ser responsável pelo aparecimento de desordens estéticas, como envelhecimento da pele, aparecimento de acne e celulite.

 

Referências:

ASOLINI, F. C. et al. Atividade antioxidante e antibacteriana dos compostos fenólicos dos extratos de plantas usadas como chás. Braz. J. , n. 252, 2006. Disponível em: <http://www.ital.sp.gov.br/bj/artigos/bjft/2006/p06252.pdf>. Acesso em: 23 de fev. de 2015.

 

ANGELO, P. M; JORGE, N. Compostos fenólicos em alimentos - uma breve revisão (Impr.), São Paulo, v. 66, n. 1, 2007. Disponível em: <http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-98552007000100001&lng=pt&nrm=iso=pt> . Acesso em: 23 de fev. de 2015.

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Gastrite pode ser prevenida com mudança de hábitos

February 28, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle