Nutrição e equilíbrio no Verão


O verão é uma das estações mais esperadas do ano. Com a sua chegada comumente surgem as rápidas metas de verão, como a busca do corpo desejado. Para o alcance do objetivo é necessário disciplina e equilíbrio entre a alimentação e a atividade física, seja para o emagrecimento, ganho de massa muscular ou perda de gordura.

A alimentação saudável se classifica como uma alimentação que fornece todos os nutrientes necessários para a o equilíbrio do organismo, sendo assim fonte de macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas, minerais e compostos bioativos).

No verão pode ocorrer a inibição da fome, que é causada pelo calor excessivo, essa falta de apetite pode levar a jejuns prolongados, um aspecto negativo para o funcionamento do metabolismo e ao organismo que pode ficar fraco e debilitado durante esse período.

Alimentos leves, como saladas, frutas e legumes são uma excelente alternativa nesta época, pois além de serem fontes de micronutrientes, não possuem aditivos artificiais entre seus ingredientes, que geralmente tem muita gordura e carboidratos que aumentam o número de calorias. Os alimentos industrializados podem ser ricos em sódio que no verão pode aumentar a retenção hídrica e contribuir para inchaços.

Os alimentos integrais são fontes de vitaminas do complexo B, que atuam no metabolismo energético, contribuindo para energia e disposição, além das fibras que auxiliam no equilíbrio da microbiota intestinal proporcionando sensação de saciedade e sendo coadjuvante na perda de peso. Os alimentos termogênicos são uma grande procura nesta época do ano, isso porque contribuem para a queima de calorias e perda de gordura localizada por aumentar a temperatura corporal o organismo acelera o metabolismo. Alguns exemplos são chá verde, gengibre e pimenta-vermelha.

Durante as altas temperaturas do verão também se faz necessário um maior cuidado com a hidratação do organismo, uma vez que a perda de líquidos e sais minerais são maiores quando comparado a outras estações do ano. Para aumentar a ingestão de água e manter a homeostase do corpo existe a opção de beber água de coco e sucos naturais, porém é necessário ficar atento, pois tais líquidos não substituem a água.

Referências

VITOLO, R. Márcia. Nutrição: Da gestação ao envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2015.

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