Hidratação: Equilíbrio do organismo


A água é fundamental para existir vida. É o elemento principal da composição do corpo humano. Quando nascemos temos mais de 75% de água, que vai diminuindo progressivamente com a idade.

O organismo utiliza a água para diversas reações. A água é o meio de transporte do organismo para nutrientes, gases e produtos de degradação de vias metabólicas, além disso, todas as reações ocorrem em meio aquoso. As propriedades físicas da água auxiliam na homeostase térmica do organismo por meio da condutância térmica e do calor latente de vaporização.

O equilíbrio de água e quantidade de eletrólitos é fundamental para o funcionamento de todos os órgãos e, certamente, para a manutenção da saúde em geral. A água é capaz de fornecer o meio para reações químicas dentro da célula, sendo essencial para a manutenção de adequado volume sanguíneo e, por sua vez, para a integridade do sistema cardiovascular.

O corpo possui a capacidade de redistribuir a água dentro dos seus compartimentos de fluidos minimizando os efeitos de desidratação. Cada compartimento de água corporal contém eletrólitos, cuja concentração e composição são criticas para o movimento de fluidos entre os compartimentos extracelulares e intracelulares e para a manutenção dos potenciais eletroquímicos de membrana.

O equilíbrio hídrico corporal depende da diferença entre a água ingerida e a perdida, podendo ser mensurada a partir da água ingerida, daquela presente nos alimentos e da metabólica, a qual é originada no metabolismo dos nutrientes. A água presente nos alimentos pode representar cerca de 90% da constituição de algumas frutas e vegetais, enquanto em outros alimentos como cereais o percentual é de 30% ou inferior.

A ingestão de líquidos representa a principal forma de entrada de água corporal, consequentemente a hidratação do organismo. Como resultado das funções metabólicas eliminamos por dia cerca de 2,5 litros de líquido: 1,5l em forma de urina, 0,5 litros em forma de suor, 400ml pela respiração e 100ml com as excreções. Devemos compensar, repondo 1,5 a 2l de água pura e cristalina e o restante com os líquidos que ingerimos com a alimentação, como sucos, água de coco, etc.

Referências

PASCHOAL V., NAVES A., Tratado de Nutrição Esportiva Funcional. 1ed.São Paulo: Roca, 2014.

PALMA, M., L et al. Relationship between the dietary intake of water and skin hydration. Biomed Biopharm Res, v. 9, n. 2, p. 173-181, 2012.

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