Suplementos e estresse

 

Como falamos na última edição, o estresse é um pensamento, uma percepção de uma ameaça, mesmo que isso não seja real. Não é necessariamente algo que acontece a nós, mas algo que acontece em nós.


O dicionário define estresse como a “tensão corporal ou mental resultante de fatores que tendem a alterar o equilíbrio existente." Seus pensamentos tornam-se desequilibrados.


Aqui é onde ele se torna interessante. Estressores podem ser reais ou percebidos. Você pode imaginar que o seu cônjuge está com raiva de você, mesmo que ele(a) não esteja. Verdade ou não, você aumenta os níveis de estresse. Real ou imaginário, basta você perceber algo estressante que é criada uma resposta em nosso corpo.


A maioria das pessoas (amigos, pacientes, alunos) quando olham para a minha vida, acham que eu sou louco e me perguntam o porquê eu não estou mais estressado com tantas coisas que faço em minha vida: marido, pai de 2 filhos, academia, vida social, duas clínicas, um projeto nacional em Medicina Funcional e do Estilo de Vida que estou liderando, aulas, congressos, eventos, consultor de empresas, palestrante... Ufa!!! Na verdade, tento fazer tudo isso de uma forma muito simples. Tento não me preocupar com todas as coisas ao mesmo tempo. Eu acordo e faço a próxima coisa, da melhor forma possível, praticando atenção plena.


Para gerir todas estas funções existe uma grande variedade de técnicas e ferramentas que ajudam efetivamente a modular o estresse. Entre eles, é claro, uma dieta adequada e suplementação diária fazem parte do meu dia à dia. Aqui, deixo 10 caminhos que considero fundamentais nesse objetivo:


1 - Encontrar causas subjacentes de estresse: Encontrar as causas biológicas de problemas relacionados com a mente. Atentar para deficiências de minerais como magnésio e vitaminas como a B12. Também investigar o fato de que alergias, hipersensibilidades e intolerâncias alimentares como à lactose e ao glúten podem estar mudando seu cérebro nessa relação de estresse através de mecanismos de disbiose. Um tema pouco discutido e capaz de gerar uma relação de estresse corporal, afetando sua mente, é a contaminação ambiental, aonde metais como alumínio, mercúrio e chumbo vêm sendo demonstrado em artigos científicos como relevantes.


2 - Atitudes de Relaxamento: Os seres humanos parecem estar sempre preparados para fazer alguma coisa. Mesmo quando não estamos trabalhando, nossa mente está no trabalho. Aprender a relaxar de forma ativa é uma das minhas dicas. Para envolver as forças poderosas da mente sobre o corpo, você deve fazer algo relaxante. Isso significa desde respiração profunda e meditativa a um passeio simples. A maioria de nós prende a respiração. Muitas vezes são respirações ansiosas. Respirações lentas, completas e profundas têm um efeito profundo sobre como redefinir a resposta ao estresse, porque o nervo vago que atravessa o diafragma é ativado a cada respiração profunda. Encontrar relaxamento ativo funciona e você deve fazê-lo com atenção plena (mindfulness).


3 - Descubra novas habilidades: Tente aprender novas habilidades como ioga, biofeedback e relaxamento muscular progressivo. Você pode tomar um banho quente, fazer o amor, receber uma massagem, assistir a um pôr do sol, andar no campo ou na praia.


4 - Mexa seu corpo: O exercício é uma maneira poderosa e bem estudada para queimar produtos químicos de estresse e curar sua mente. Estudos mostram que o exercício funciona de forma semelhante ou até melhor do que antidepressivos no tratamento da depressão. O melhor exercício é aquele que você estiver disposto e apto a fazer. Alguma vantagem tem sido demonstrada para os exercícios intervalados de alta intensidade (HIIT).


5 - Uso de Suplementos: Costumo orientar para a utilização um multivitamínico e usar, de forma inteligente e cirúrgica, nutrientes para ajudar a equilibrar a resposta ao estresse. Os mais importantes nesse segmento são: a vitamina C; a Vitamina E (tocoferol e tocotrienol); as vitaminas do complexo B, incluindo B6 e ácido pantotênico; zinco; e um dos mais importantes, o magnésio, conhecido como mineral do relaxamento.

Tudo que favoreça minha balança de neurotransmissores para aumento de GABA e neutralização de Glutamato parecem bem interessantes nesse quesito. O uso de N acetil cisteína é outra técnica bastante interessante nesse sentido. Isso sem falar no meu suplemento favorito, o Ômega-3. Cargas mais elevadas de DHA estão ligadas a uma melhor saúde cerebral. 


6 - Fitoterápicos: Use ervas adaptogênicas (ervas que ajudam a adaptar e equilibrar a sua resposta ao estresse). Gosto de Ginseng, Rhodiola Rosea e Ashwagandha.


7 - Outras terapias: Gosto muito das terapias de calor. Tome um banho quente ou uma sauna para ajudar seu corpo a relaxar profundamente e ligar a resposta de relaxamento.


8 - Mude suas crenças: Examine suas crenças, atitudes e respostas para situações comuns e considere     reenquadrar o seu ponto de vista a reduzir o estresse.


9 - Encontrar uma comunidade. Construa conscientemente a sua rede de amigos, cultive sua família e viva em comunidade. Eles são os seus mais poderosos aliados em alcançar a saúde em longo prazo como provado nos estudos de Okinawa e outras comunidade chamadas “Blue Zones”.


10 - Sono. A falta de sono serve como gatilho, aumentando os hormônios do estresse. Tente obter as ideais sete a oito horas de sono. Tire uma soneca, se ainda precisar durante o dia. O ideal é termos um sono reparador. Priorize o sono como um dos grandes pilares da Medicina do Estilo de Vida. Muitas vezes temos que modular esse sono com produtos que elevem os níveis de Melatonina e, para isso, usamos o triptofano, o 5-Hidroxitriptofano e vitaminas do complexo como B3 e B6 . Novamente, favorecer GABA suplementando com o próprio ingrediente ou com aminoácidos como taurina e glutamina, e modular Glutamato com L-Theanina e magnésio são condutas inteligentes.


Saúde à todos!


 

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