O papel da fibra na promoção da saúde

June 14, 2016

 

É crescente no cenário atual a preocupação com a qualidade de vida e o cuidado com os alimentos consumidos devido à elevada prevalência de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, câncer e dislipidemias, associadas aos hábitos de vida e alimentares. Em resposta a isso, vem se buscando opçõess por alimentos mais saudáveis e com alegação funcional, entre eles, as polidextroses e os fruto-oligossacarídeos (FOS).

 

Os FOS e a polidextrose possuem alegação de propriedade funcional aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo com estudos, essas fibras contribuem para o equilíbrio da flora intestinal, assim, auxiliando no funcionamento do intestino. Essa alegação pode ser utilizada desde que a porção do produto pronto para consumo forneça, no mínimo, 3g de FOS ou polidextrose, se o alimento for sólido; ou 1,5g, se o alimento for líquido. Todavia o consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

 

As polidextroses são fibras solúveis, encontradas em frutas, verduras e leguminosas, cujos efeitos benéficos estão relacionados ao fato de elas não sofrerem digestão e formarem ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) por meio da fermentação de bactérias do cólon.

 

FOS são oligossacarídeos de ocorrência natural em, principalmente, produtos de origem vegetal, como alcachofras, aspargos, beterraba, chicória, banana, alho, cebola, trigo, tomate e tubérculos, como a batata-yacon. Dessa forma, várias pesquisas têm desvendado os muitos efeitos desses compostos na prevenção de doenças e promoção à saúde.

 

Recente estudo demonstrou que a ingestão de FOS aumentou a produção de ácido láctico, e, este, com os outros AGCC, diminui o pH do cólon, favorecendo a proliferação de bifidobactérias e lactobacilos e inibindo o crescimento de bactérias patogênicas, o que contribui para o equilíbrio intestinal.

 

Em um estudo randomizado, duplo-cego, com pacientes com neoplasia hematológica, verificou-se que, após 15 dias de suplementação, via oral, de 12g/dia de FOS, houve aumento na população de bifidobactérias e diminuição nos níveis séricos de Proteína C Reativa, importante marcador de processos inflamatórios, o que demonstra que a utilização de FOS está associada ao aumento da resposta anti-inflamatória.

 

Os FOS também mostraram contribuir na diminuição da glicemia e na hiperinsulinemia. Conforme esses achados, é de grande valia o consumo de FOS e polidextroses, alimentos prebióticos capazes de exercer várias propriedades funcionais, benéficas à saúde. Nesse sentido, é importante a realização de mais estudos clínicos randomizados a fim de assegurar os benefícios desses compostos.

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). IX - Lista de alegações de propriedade funcional aprovadas. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/alimentos/comissoes/tecno_lista_alega.htm>. Acesso em: 14 mar. 2016.

 

BÚRIGO, T. et al. Efeito bifidogênico do frutooligossacarídeo na microbiota intestinal de pacientes com neoplasia hematológica. Rev. Nutr., Campinas, v. 20, n. 5, p. 491-497, 2007.

 

FORTES, R. C.; MUNIZ, L. B. Efeitos da suplementação dietética com frutooligossacarídeos e inulina no organismo humano: estudo baseado em evidências. Com. Ciências Saúde., Brasília, v. 20, n. 3, p. 241-252, 2009.

 

GU, Q. et al. Study on the regulative effect of isomaltooligosaccharides on human intestinal flora. Wei Sheng Yan Jiu, Beijing Shi, v. 32, n. 1, p. 54-55, 2003.

 

PASSOS, L. M. N.; PARK, Y. K. Frutooligossacarídeos: implicações na saúde humana e utilização em alimentos. Cienc. Rural, Santa Maria, v. 33, n. 2, p. 385-390, 2003.

 

SAAD, S. M. I. Probióticos e prebióticos: o estado da arte. Rev. Bras. Cienc. Farm., São Paulo, v. 42, n. 1, p. 1-16, 2006.

 

SABATER-MOLINA, M. et al. Dietary fructooligosaccharides and potential benefits on health. J Physiol Biochem., Pamplona, v. 65, n. 3, p. 315-328, 2009.

 

TEN BRUGGENCATE, S. J. et al. Dietary fructooligosaccharides affect intestinal barrier function in healthy men. J Nutr., Springfield, v. 136, n. 1, p. 70-74, 2006.

Tags:

Please reload

Featured Posts

Gastrite pode ser prevenida com mudança de hábitos

February 28, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle