Nutrição e fotoproteção

January 20, 2016

 

 

A fotoproteção é uma medida importante a ser seguida para prevenção dos danos causados pela exposição solar, como rugas, manchas, ressecamento e envelhecimento celular. As radiações solares são responsáveis por diversas degradações fotoquímicas da pele, formação de radicais livres e doenças dermatológicas por causar dano ao DNA ou RNA celular.

 

A prevenção às radiações solares, normalmente, são realizadas por uso tópico por meio de protetores solares, prática fundamental que deve ser realizada em todas as épocas do ano, porém, assim como qualquer outro órgão, a pele depende do fornecimento adequado de nutrientes para se manter em equilíbrio e possuir a capacidade de fotoproteção, sendo possível se prevenir dos efeitos deletérios do sol mediante devida alimentação.

 

Os antioxidantes são substâncias capazes de suprimir os intermediários reativos gerados sob as condições de estresse fotoxidativo. Ainda os micronutrientes agem no sentido de absorver os raios UV e modular as vias de sinalização ativadas pela exposição à radiação UV. Devido às suas estruturas e propriedades físico-químicas, os carotenoides, flavonoides, vitaminas C e E e alguns fitoterápicos são considerados nutrientes e compostos bioativos fotoprotetores. Os carotenoides, além de atuarem como pigmento, estão associados ao combate dos radicais livres por participarem da dissipação do excesso de energia luminosa pelo ciclo xantofílico, que inativa as moléculas em estado tripleto excitado e oxigênio singleto.

 

A vitamina E possui a capacidade de impedir a propagação das reações em cadeia, dificultando o ataque às estruturas celulares induzidas pelos radicais livres nas membranas biológicas. A vitamina C participa de diversos processos metabólicos, entre eles, a formação do colágeno, como a exposição solar atua na desestruturação das fibras colágenas e elásticas, o ácido ascórbico tem papel fundamental na fotoproteção. Já os polifenois são capazes de neutralizar os radicais livres gerados pela radiação UVA e UVB e proteger a pele contra o envelhecimento celular e o câncer causado pelos danos do sol.

 

Fitoterápicos como o chá-verde são ricos em catequinas, como EGCC, um poderoso antioxidante que atenua as lesões cutâneas induzidas pela radiação UVA, além de bloquear o aumento da degradação de colágeno induzido pelo UV.

 

Devido à importância dos nutrientes fotoprotetores é fundamental o consumo adequado de alimentosfontes desses nutrientes para proteção antioxidante, porém é importante ressaltar que a fotoproteção endógena tem efeito complementar àquela tópica.

 

Referências

 

PUJOL, A. P. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

Please reload

Featured Posts

Gastrite pode ser prevenida com mudança de hábitos

February 28, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle