O papel dos nutrientes na prevenção contra o envelhecimento precoce da pele.

November 29, 2016

 

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, sendo formada por cerca de 70% de água e o restante por sais minerais, proteínas, lipídeos e carboidratos. E, por isso, mais que qualquer outro tecido, é, frequentemente, exposta a inúmeros agentes que promovem seu desgaste e induzem à formação de radicais livres. Dentre as funções deste tecido, destacam-se sua ação protetora, termorreguladora, reserva de lipídeos, produção de vitamina D, cicatrização e função imunológica.

O envelhecimento dérmico é ocasionado por dois processos distintos, o primeiro é a partir de mecanismos intrínsecos, sendo de natureza genética, por meio de mudanças hormonais; já o segundo é extrínseco, causado por meio de acúmulos de danos ao DNA, exposição excessiva aos raios ultravioletas e efeitos deletérios dos radicais livres (uma das principais causas do envelhecimento) e fatores ambientais, como a poluição, o consumo excessivo de álcool, o tabagismo e o estresse. Nesse sentido, tem-se buscado opções para a prevenção do envelhecimento precoce da pele por meio da inibição dos efeitos deletérios dos raios ultravioletas. Tal proteção pode ser realizada com a utilização de filtros solares (agente externo) e a partir do consumo de nutrientes antioxidantes (agente interno), que protegem as células da pele contra os efeitos prejudiciais das espécies reativas de oxigênio, tais como o oxigênio singleto, o superóxido, os radicais peroxil e hidroxila.

Os antioxidantes são nutrientes responsáveis pela inibição e redução das lesões ocasionadas pelos radicais livres. Determinados minerais e vitaminas exercem função antioxidante, entre os mais citados, estão a vitamina A, vitamina C, vitamina E e o mineral selênio.

A vitamina A e compostos carotenoides são capazes de inibir o oxigênio singleto e neutralizar os radicais peroxil, assim, reduzindo a oxidação lipídica e no DNA, atuando de forma importante na proteção dérmica. Além disso, participam na formação da pele, atuam na queratinização e estimulam a microcirculação cutânea.

A vitamina C exerce efeito fotoprotetor, pois inibe a ação dos raios solares sobre a pele. Ainda regenera a vitamina E e é precursora da síntese de colágeno, uma das principais proteínas estruturais da pele.

O alfatocoferol, ou vitamina E, é considerado uma das principais vitaminas que atuam no combate ao envelhecimento dérmico precoce, pois tem importante destaque por proteger a membrana celular da peroxidação lipídica causada pelos radicais livres. Na falta de vitamina E, os radicais livres catalisam a peroxidação dos ácidos graxos poli-insaturados (PUFA), desse modo, levando ao desenvolvimento inadequado da estrutura celular.

O mineral selênio, também, está relacionado com a fotoproteção relativa aos danos oxidativos à pele. Por fazer parte da enzima antioxidante, redutase da tioredoxina e da peroxidase da glutationa, protege a pele contra a formação de lesões oxidativas, ao eliminar diretamente espécies reativas de oxigênio e radicais livres.

 

REFERÊNCIA

AGUIAR, A. O.; OLIVEIRA, B. B. R.; CARNIB, L. P. A. Efeito dos antioxidantes vitamina C e selênio em pacientes queimados: uma revisão bibliográfica. Rev Bras Queimaduras, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 62-66, 2014.

BOGDAN ALLEMANN, I.; BAUMANN, L. Antioxidants used in skin care formulations. Skin Therapy Lett., Vancouver, v. 13, n. 7, p. 5-9, 2008.

GUARATINI, T.; MEDEIROS, M. H. G.; Colepicolo, P. Antioxidantes na manutenção do equilíbrio redox cutâneo: uso e avaliação de sua eficácia. Quím. Nova, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 206-213, 2007.

ORESAJO, C. et al. Antioxidants and the skin: understanding formulation and efficacy. Dermatol Ther., Copenhagen, v. 25, n. 3, p. 252-259, 2012.

ROSTAN, E. F. et al. Evidence supporting zinc as an important antioxidant for skin. Int J Dermatol., Philadelphia, v. 41, n. 9, p. 606-611, 2002.

SANTOS, M. P.; OLIVEIRA, N. R. F. Ação das vitaminas antioxidantes na prevenção do envelhecimento cutâneo. Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 15, n. 1, p. 75-89, 2014.
 

Tags:

Please reload

Featured Posts

Gastrite pode ser prevenida com mudança de hábitos

February 28, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle