O papel das fibras na prevenção do câncer

January 24, 2017

 

O câncer é definido como uma enfermidade multifatorial crônica, caracterizada pelo crescimento desordenado (maligno) de células que se infiltram em tecidos e órgãos, podendo promover metástase em outras regiões do corpo. As medidas preventivas têm ganhado uma importante dimensão no campo científico, uma vez que o câncer tem sido apontado como uma das principais causas de mortalidade no mundo.

O desenvolvimento dos vários tipos de câncer se dá por meio de uma interação entre fatores endógenos e ambientais, sendo a alimentação um dos mais notáveis. Acredita-se que aproximadamente 35% das variadas formas de câncer decorrem de dietas nutricionalmente desequilibradas, em especial as com baixo teor de fibras.

A relevância da ingestão das fibras tornou-se mais evidente nos últimos anos. O consumo adequado desse nutriente associa-se com a redução do risco de algumas doenças crônicas, incluindo o câncer. As propriedades físico-químicas das fibras exercem efeitos locais e sistêmicos no organismo humano. O aumento de sua ingestão está relacionado à melhora dos níveis lipídicos, à redução da pressão arterial, ao controle da glicemia, ao auxílio na redução do peso corporal e ao fortalecimento do sistema imunológico.

A fibra alimentar tem sido associada a um risco reduzido de câncer colorretal, localizado na extremidade inferior do trato digestivo. Diversos mecanismos têm sido postulados para explicar a ligação entre as fibras e a prevenção desse tipo de câncer. O aumento da ingestão de fibras pode conduzir à diluição de compostos carcinogênicos, à redução do tempo do trânsito intestinal e à formação de substâncias anticancerígenas por meio da fermentação bacteriana.

Evidências também apontam o papel protetor das fibras na prevenção do câncer de mama por meio da redução dos fatores de crescimento semelhantes à insulina-I (IGF-I), da influência sobre as concentrações dos hormônios esteroides, da diminuição dos estrogênios circulantes e da redução da inflamação por meio da produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), produzidos durante a fermentação no cólon.

A ingestão adequada de fibra alimentar está associada a efeitos protetores e à redução do risco do câncer no esôfago, também denominado neoplasia do esôfago. Os principais mecanismos de ação incluem a modificação do refluxo gastroesofágico e/ou o controle do peso. Associações com a diminuição do risco de câncer gástrico também têm sido relatadas.

Semelhantes aos outros tipos de câncer, o consumo de fibras, é inversamente relacionado com o risco de câncer pancreático. Os mecanismos ainda não foram totalmente elucidados, porém postula-se que as fibras modulam as vias hormonais ligadas à carcinogênese pancreática, tais como IGF-I, que tem sido relacionado com a promoção do câncer.

Nesse sentido, é fundamental o consumo adequado de fibras (25 gramas/dia), a partir de uma dieta que contenha grãos integrais, frutas, legumes e verduras. Além disso, é importante que mais estudos relacionados ao tema sejam realizados a fim de obtermos maior elucidação da associação entre as fibras e o câncer.

REFERÊNCIAS

BERNAUD, F. S. R.; RODRIGUES, T. C. Fibra alimentar – ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metab., São Paulo, v. 57, n. 6, p. 397-405, 2013.

BIDOLI, E. et al. Fiber intake and pancreatic cancer risk: a case-control study. Ann Oncol., Dordrecht, v. 23, n. 1, p. 264-268, 2012.

DESCHASAUX, M. et al. Prospective association between dietary fiber intake and breast cancer risk. PLoS One., San Francisco, v. 8, n. 11, p. 1-6, 2013.

GARÓFOLO, A. et al. Dieta e câncer: um enfoque epidemiológico. Rev. Nutr., Campinas, v. 17, n. 4, p. 491-505, 2004.

KUNZMANN, A. T. et al. Dietary fiber intake and risk of colorectal cancer and incident and recurrent adenoma in the Prostate, Lung, Colorectal, and Ovarian Cancer Screening Trial. Am J Clin Nutr., Bethesda, v. 102, n. 4, p. 881-890, 2015.

WU, A. H. et al. Fiber intake and risk of adenocarcinomas of the esophagus and stomach. Cancer Causes Control., Oxford, v. 18, n. 7, p. 713-722, 2007.

ZHONG, X. et al. Dietary fiber and fiber fraction intakes and colorectal cancer risk in Chinese adults. Nutr Cancer., Philadelphia, v. 66, n. 3, p. 351-361, 2014.


 

Tags:

Please reload

Featured Posts

Gastrite pode ser prevenida com mudança de hábitos

February 28, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle