Antioxidantes e síndrome metabólica: qual a relação?

October 4, 2017

A síndrome metabólica (SM) é definida como um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovascular, comumente, relacionado à deposição central de gordura e resistência à insulina (RI). Ela já é considerada um problema de saúde pública devido à sua alta prevalência.

Para um efetivo diagnóstico é necessária a realização de alguns exames físicos (medida da circunferência abdominal (CA), níveis da pressão arterial, peso e estatura e exame cardiovascular) e laboratoriais (glicemia de jejum, dosagem do HDL – colesterol e dos triglicerídeos), ainda é possível pedir outros exames adicionais, como colesterol total, proteína C reativa, entre outros. Uma investigação profunda da história clínica do paciente também se faz necessária neste caso. O tratamento da SM deve ser indicado e acompanhado por um médico e nutricionista, sendo possível ser tratado de forma medicamentosa e/ou não medicamentosa dependendo do caso. A adoção de um plano alimentar saudável é fundamental, devendo ser individualizado com o objetivo de reduzir a CA e gordura visceral, melhorar a RI e diminuir os níveis plasmáticos de glicose, bem como controlar os níveis séricos de triglicerídeos e colesterol.

O aumento da CA e RI são característicos da SM e acompanhados por aumento na liberação de mediadores pró-inflamatórios, principalmente, no tecido adiposo (TA), no fígado e tecido musculoesquelético. O TA também está relacionado à inflamação, pois há bastante tempo deixou de ser considerado como mero local de armazenamento de triacilglicerídeos, sendo, na verdade, um órgão endócrino produtor de diversas adipocinas, tais como IL‑6, adiponectina, leptina, Inibidor do ativador do plasminogênio-1 (PAI-1) e TNF-α. O desbalanço na liberação desses mediadores químicos modifica vários fatores associados às doenças cardiovasculares (balanço energético, sensibilidade à insulina, pressão arterial, metabolismo lipídico, imunidade e homeostase), favorecendo o desenvolvimento de um processo inflamatório de baixa intensidade, que origina uma resposta imune local caracterizada por aumento de biomarcadores inflamatórios, como a PCR e espécies químicas oxidativas.

Dessa forma, justifica-se que estudos recentes estejam apontando os compostos antioxidantes, como excelente estratégia dietética no quadro de SM. Os ácidos graxos ômega-3 induzem mudanças no perfil de ácidos graxos celulares, influenciando a via de síntese de triacilglicerol e a oxidação de gorduras, atuando na redução da deposição de gorduras e na lipotoxicidade. Entre outros benefícios, também, tem efeito na redução do estado inflamatório, redução da ativação plaquetária e pressão arterial, melhora da função endotelial e aumento da defesa antioxidante celular.

Estudos apontam que a quantidade de resveratrol presente no suco de uva possui capacidade de diminuir a agregação plaquetária, melhorar a função endotelial, induzir a vasodilatação arterial e inibir a oxidação do colesterol LDL. Ainda, existem evidências com alimentos funcionais e fitoquímicos, como no caso da capsaicina, do gengibre, da romã e curcumina. A prática regular de atividade física leve à moderada, também, é apontada como um fator importante na diminuição do risco e melhora do quadro da SM.

REFERÊNCIAS

BAHIA, L, et al. O endotélio na síndrome metabólica. Arq Bras Endocrinol Metab , São Paulo, v. 50, n. 2, p. 291-303, 2006.

BARBALHO, S. M, et al. Síndrome metabólica, aterosclerose e inflamação: tríade indissociável. J. vasc. bras, v. 14, n. 4, p. 319-327, 2015.

NAVES, A. Nutrição Clínica Funcional: Obesidade. São Paulo: VP, 2009.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, et al. I Diretriz brasileira de diagnóstico e tratamento da síndrome metabólica. Arq. Bras. Cardiol, v. 84, Supl. 1, p. 3-28, 2005.