Cálcio e nutrientes essenciais para a saúde óssea


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a osteoporose é uma doença negligenciada, maldiagnosticada e que afeta cerca de 200 milhões de mulheres no mundo. Entre os fatores de risco para o desenvolvimento estão o sedentarismo, histórico familiar, período pós-menopausa e a baixa ingestão de cálcio.

O cálcio é o principal mineral do esqueleto e um dos minerais mais abundantes no organismo, representando aproximadamente 2% do peso corporal. Exerce diversas funções – atua na formação da massa óssea, é essencial para a coagulação sanguínea, agregação plaquetária e, ainda, desempenha um papel importante na contração muscular. Acredita-se, também, que o cálcio possa reduzir níveis elevados da pressão arterial e evitar o câncer do cólon. O deficit em seu consumo, principalmente na infância e adolescência, está relacionado à osteoporose na vida adulta. Sua absorção ocorre no intestino delgado, sendo absorvidos cerca de 20 a 30% da sua ingestão.

A falta da ingestão de cálcio não é o único fator que provoca a perda óssea, pois, mesmo que o cálcio seja ingerido e absorvido adequadamente, ele pode não cumprir sua ação no organismo, visto que a carência de um ou mais nutrientes necessários a esse processo prejudica a utilização efetiva do cálcio, assim, possibilitando que se instale em tecidos moles, cause endurecimento das artérias por microcalcificação destas, contribuindo, entre outros fatores, para promoção da formação de cálculos de oxalato de cálcio e desequilíbrios das funções do cálcio.

Portanto, uma das maiores preocupações ao ingerir fontes ou suplementos de minerais, como o cálcio, é a biodisponibilidade, alguns dos fatores que podem prejudicar esse processo são a presença de grande quantidade de proteínas de origem animal, o excesso de gordura saturada, fosfatos, álcool, açúcar refinado e ácido oxálico, o alto consumo de fibras insolúveis e cafeína, a queda da concentração de estrogênio sérico na menopausa e as doenças intestinais, como disbiose.

Estudos recentes demonstram que apenas a suplementação isolada de cálcio não previne doenças ósseas, mas que são necessários outros nutrientes que atuem em seu metabolismo, como as vitaminas D3 e K2 e o magnésio. A vitamina D3 – colecalciferol – atua no metabolismo do cálcio, em que sua forma ativa 1,25 (OH)2 D liga-se ao receptor de vitamina D; e a proteína de ligação do cálcio é sintetizada, regulando o transporte ativo por meio da célula e na prevenção da osteoporose, a partir do aumento da eficiência da absorção de cálcio para 30% a 40% e de fósforo para 80% aproximadamente.

A vitamina K2 – menaquinona – é necessária para a carboxilação da osteocalcina, uma proteína única nos ossos que atrai cálcio para o tecido ósseo e modula a deposição de cálcio na matriz óssea. Já o magnésio é capaz de regular o metabolismo do cálcio por atuar na formação óssea; e sua deficiência pode ser frequentemente verificada em pacientes com osteoporose, pois está associado ao aumento da reabsorção óssea, o que leva à diminuição do pH sanguíneo em virtude da alteração na bomba H+-K+- ATPase, provocando, consequentemente, um aumento da instabilidade óssea. Ainda por sua característica alcalina, o magnésio auxilia na manutenção do pH sanguíneo, o que permite o aumento do transporte do potássio no interstício ósseo.

REFERÊNCIAS

DE PRIORIDADES, DEFINIÇÃO. Doenças negligenciadas: estratégias do Ministério da Saúde. Rev Saúde Pública, v. 44, n. 1, p. 200-2, 2010.

CARREIRO, D. M. Cálcio, na forma, na medida e no lugar certo. 2. ed. São Paulo: Vida e Consciência, 2014.

IWAMOTO, J.; TAKEDA, T.; ICHIMURA, S. Treatment with vitamin D3 and/or vitamin K2 for postmenopausal osteoporosis. The Keio journal of medicine, v. 52, n. 3, p. 147-150, 2003.

CARREIRO, D. M. Cálcio, na forma, na medida e no lugar certo. 2. ed. São Paulo: Vida e Consciência, 2014.

PASCHOAL, V.; MARQUES, N.; SANT’ÁNNA, V. Nutrição clínica funcional: Suplementação nutricional. São Paulo: VP, 2012.

Tags:

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Posts em breve
Fique ligado...

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle