Privação do sono: aspectos gerais e influência no equilíbrio corporal.


O sono é um assunto amplamente estudado desde a Antiguidade. O ato de dormir não é somente uma necessidade de descanso físico e mental, mas, também, um momento para diversos processos metabólicos se equilibrarem em busca de manter a homeostase corporal. Estudos comprovam que indivíduos com horário alterado de sono demonstram diminuição na capacidade física, envelhecimento precoce, vulnerabilidade a infecções, à obesidade e a doenças crônicas associadas.

Os mecanismos fisiológicos do sono envolvem ações do sistema nervoso central (SNC), o principal centro de atividade responsável pelas alterações fisiológicas, seja por inibição ou por ativação de determinadas funções. As manifestações motoras que merecem destaque nesse mecanismo são a quietude e perda do equilíbrio postural, que é mantido até atingir a maior profundidade do sono, prevalecendo a presença da quietude. O estado de vigília, complementar ao sono, é formado pelo sistema ativador reticular ascendente da ponte, o mesencéfalo e a parte posterior do hipotálamo, sendo que as funções dessas estruturas são moduladas por neurotransmissores como serotonina, catecolaminas e acetilcolina.

O ritmo circadiano e a homeostasia são outros mecanismos que merecem atenção quando se trata de sono. O processo circadiano engloba um relógio interno de aproximadamente 24 horas, localizado no núcleo supraquiasmático do hipotálamo, que tem como função regular o tempo de sono e consolidar o ciclo vigília-sono. Alguns agentes sincronizadores interferem nesse processo, tais como a luz, a atividade física e a produção de melatonina.

O controle homeostático depende da duração do estado de vigília e da qualidade dos episódios de sono, assim, controlando a balança entre o sono e sua recuperação. Apesar de que o ritmo circadiano, em humanos, seja o ciclo vigília-sono, outros parâmetros comportamentais e fisiológicos também exercem influência na ritmicidade circadiana, com destaque à temperatura corporal, à produção hormonal, ao desempenho cognitivo e ao humor.

Nas últimas décadas, a diminuição progressiva na duração do sono vem sendo cada vez mais comum na rotina das pessoas, principalmente, por conta do aumento de trabalhos em turnos noturnos e pelo estresse prevalente. Dessa forma, essa privação é considerada fator de risco à população. O sono é fundamental para o sistema imunológico, sendo que uma privação prolongada pode comprometer a função de imunorreguladores que atuam durante o sono para manutenção e preservação da função imunitária.

De acordo com Siqueira e colaboradores (2009), o sono regular promove uma maior qualidade de vida e sua privação pode afetar a regeneração celular, trazendo desequilíbrio em diferentes processos fisiológicos.

REFERÊNCIAS

BARROS, V. H. F. Avaliação da privação de sono e dos padrões fisiológicos nos profissionais em enfermagem do município de Quixadá. 2007. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Católica Rainha do Sertão – FCRS, Quixadá-CE, 2007.

BECK, C. L. C. Da banalização do sofrimento à sua ressignificação ética na organização do trabalho. 2000. Tese (Doutorado em Enfermagem) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

BENEDITO-SILVA, A. A. Cronobiologia do ciclo vigília-sono. In: TUFIK, S. et al. Medicina e Biologia do Sono. Barueri: Manole, 2008. p. 24-33.

INOCENTE, N. J. et al. Trabalho e sono. In: INOCENTE, N. J. et al. Sono: atualidades. São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 2006. p. 101-102.

MULLER, M.; GUIMARAES, S. Impacto dos transtornos do sono sobre o funcionamento diário e a qualidade de vida. Estud. psicol., Campinas, v. 24, n. 4, p. 519-528, Dec. 2007.

SIQUEIRA, M. A. C. et al. Sonolência e percepção da qualidade de vida do profissional de enfermagem que trabalha no período noturno. 2009. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2009.

Tags:

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Posts em breve
Fique ligado...

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle