Nutrição eficiente para cada fase da vida!

June 1, 2018

 

Cada fase da vida é caracterizada por mudanças e necessidades nutricionais específicas que merecem atenção por parte dos profissionais de saúde e da ciência. A alimentação funcional, baseada em alimentos que forneçam compostos bioativos em quantidades adequadas, pode ser uma estratégia de atendimento promissora para todos esses períodos, sendo fundamental que se avalie qual a maior necessidade para cada fase.

 

A ingestão de alimentos fontes de ácido fólico durante a gestação auxilia na formação do tubo neural e no desenvolvimento do embrião, por isso, adequar fontes alimentares para essa fase é fundamental. Fazem parte desse grupo os vegetais de folhas verde-escuras, como espinafre, rúcula, brócolis, escarola, agrião, e também os legumes, as frutas cítricas, os grãos integrais e os alimentos que recebem fortificação desse nutriente.

 

Já na infância, é de suma importância a manutenção da saúde do intestino, sendo o principal objetivo da adequação nutricional, pois é essencial para garantir a absorção adequada de vitaminas e minerais para o desenvolvimento da criança e o fortalecimento do sistema imunológico. O crescimento das bactérias não patogênicas intestinais garante esse funcionamento, por isso, a orientação para inclusão dos prebióticos nessa fase da vida deve ser segura, além de micronutrientes primordiais para o crescimento ósseo, como cálcio e magnésio.

 

Na fase da adolescência, o ser humano ganha 25% da altura e 50% de peso, é quando ocorre o pico de formação de massa óssea, chamado de estirão. Adequar alimentos fontes de cálcio é fundamental para suprir tal necessidade por meio de opções com maior biodisponibilidade ao organismo, como alimentos de origem vegetal e bebidas fortificadas.

 

Na etapa seguinte, chamada de fase adulta, é comum que ocorra um desequilíbrio corporal que pode levar ao desenvolvimento de doenças como depressão, ansiedade e doenças cardiovasculares. Nesse caso, é importante manter uma boa ingestão de alimentos fontes de triptofano, aminoácido capaz de aumentar os níveis de serotonina, principal neurotransmissor associado à sensação de bem-estar. 

 

Ao chegar à terceira idade, a doença mais prevalente e que necessita de tratamento nutricional extremamente rigoroso é o Alzheimer. Nessa fase, a ingestão de alimentos fontes de colina é fundamental para a recuperação da massa cerebral e melhora da memória, bem como modular o consumo de açúcar, uma vez que estudos mostram seus efeitos deletérios na saúde cognitiva.

A nutrição eficiente é essencial em todas as fases da vida, visto que cada uma é caracterizada por uma necessidade nutricional específica. Assim, a promoção da saúde integral deve ser prioridade em qualquer tratamento dietético.

 

REFERÊNCIAS

 

BRANDÃO, I. M. Utilização de prebióticos e probióticos em pediatria. Rev. Scire Salutis. v. 3, n. 2. p.84-98. 2013.

 

GUIMARÃES, M. M.  et al. Utilização de chocolates ricos em polifenóis e com ação antioxidante: busca em bases de patentes. Prospect& iL. Salvador, v. 5, n.3, p.168-177. 2012.

 

IBIAPINA, G. et al. Doença de Alzheimer como uma forma de diabete cérebro-específica – uma revisão. Facene/Famene, v. 9, n. 2, p. 2011 59, 2011.

 

PEREIRA, G.A. P. et al. Cálcio dietético – estratégias para otimizar o consumo. Rev. Brasileira de Reumatologia, 2009.

 

VITOLO, M.R. Nutrição da gestação ao envelhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2015.

 

TEIXEIRA, C.; CABRAL, A. Avaliação nutricional de gestantes sob acompanhamento em serviços de pré-natal distintos: a região metropolitana e o ambiente rural. RBGO Gynecology and Obstetrics, v. 38, n. 1, p. 27-34, 2016.

 

 


 

Tags:

Please reload

Featured Posts

Gastrite pode ser prevenida com mudança de hábitos

February 28, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle