Suplementação de cálcio e vitamina D em indivíduos na maturidade



Idosos constituem-se em um grupo de risco para a carência de macro e micronutrientes, pois apresentam dificuldades na manutenção de uma alimentação equilibrada e de densidade nutricional adequada.


Adotar uma alimentação balanceada é fundamental para promover a saúde e recuperar o estado nutricional desses indivíduos, com isso, minimizando os efeitos do envelhecimento. No entanto fatores como perda de apetite e do paladar, ausência de dentes e/ou uso de prótese, entre outros, além de processos fisiológicos, favorecem o aparecimento de deficiências nutricionais, sobretudo, de cálcio e vitamina D, cuja ingestão recomendada aumenta nessa fase. Dessa forma, a complementação da alimentação com cálcio e vitamina D torna-se necessária a fim de evitar a perda mineral óssea e a ocorrência de fraturas, deformações e osteoporose.


A vitamina D desempenha papel fundamental na ação de minerais como cálcio e fósforo, contribuindo para a manutenção da fisiologia óssea. Além disso, também exerce efeitos na modulação do sistema imune, na síntese de citocinas pró-inflamatórias, no controle da pressão arterial e em processos da fisiologia celular. A literatura tem associado a deficiência de vitamina D à ocorrência de doenças diversas como câncer, depressão, doenças cardiovasculares, autoimunes e inflamatórias. Já o cálcio, auxilia na regulação da homeostase do tecido ósseo, contribuindo para a prevenção e o tratamento da osteoporose.


Diversas associações foram estabelecidas, na literatura, sobre a importância da manutenção de níveis adequados de vitamina D na prevenção de doenças neurodegenerativas. Llewellyn et al. (2010) observaram que idosos com deficiência severa de vitamina D (abaixo de 10ng/mL, <25 nmol/L) apresentaram um risco elevado de declínio cognitivo, ao longo de um período de seis anos, em comparação àqueles indivíduos cujas concentrações da vitamina estavam dentro do recomendado.


Quanto à suplementação concomitante desses micronutrientes, a meta-análise de Weaver et al. (2016) avaliou, ao longo de quatro anos, os efeitos da suplementação de cálcio + vitamina D na prevenção de fraturas em adultos e idosos, em ensaios clínicos randomizados (n=8). De acordo com os resultados, a dupla suplementação resultou em diminuição significativa de 15% no risco total de fraturas e diminuição de 30% no risco de fraturas de quadril. Assim, a suplementação de cálcio + vitamina D pode ser considerada uma intervenção eficiente para a redução de fraturas tanto em indivíduos de meia idade quanto em idosos.


Em estudo de revisão (HARVEY et al., 2017) que avaliou as recomendações atuais sobre os benefícios da suplementação de cálcio com e sem a vitamina D, no envelhecimento musculoesquelético saudável, concluiu-se que, embora o cálcio isolado não seja recomendado para a redução de fraturas, a dupla suplementação é recomendada para indivíduos com deficiência desses nutrientes e para àqueles em tratamento para osteoporose.

Assim, a utilização de suplementos de vitamina D + cálcio, quando indicados por profissional especializado, pode contribuir para a redução de fraturas e para atingir as recomendações diárias.


Referências:


JORGE, A.J.L. et al. Deficiência da Vitamina D e Doenças Cardiovasculares. Int J Cardiovasc Sci, v. 31, n. 4, p. 422-432. 2018.


HARVEY, N.C. et al. The role of calcium supplementation in healthy musculoskeletal ageing. Osteoporosis International, v. 28, n. 2, p. 447-462, fev. 2017.


LEITE, S.C. et al. Consumo de cálcio e risco de osteoporose em uma população de idosos. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 8, n. 48, p. 165-174, nov. 2014.


LLEWELLYN, D.J. et al. Vitamin D and risk of cognitive decline in elderly persons. Archives of internal medicine, v. 170, n. 13, p. 1135-41. 2010.


WEAVER, C.M. et al. Calcium plus vitamin D supplementation and risk of fractures: an updated meta-analysis from the National Osteoporosis Foundation. Osteoporosis International, v. 27, n. 1, p. 367-376. 2016.


Tags:

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Posts em breve
Fique ligado...

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle