Os benefícios e desafios do envelhecimento ativo



Envelhecer é um processo complexo, inevitável e repleto de desafios, por isso, merece ser melhor explorado pela sociedade. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), envelhecer corresponde a “um processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio ambiente e, portanto, aumente sua possibilidade de morte”.


Com o aumento da expectativa de vida da população, envelhecer de forma positiva requer esforços que devem ser cultivados ao longo de toda a trajetória do indivíduo. Assim, para minimizar as deteriorações que o organismo sofre ao longo do tempo, é importante a adoção de hábitos alimentares e de vida saudáveis, a integração social e familiar, bem como um ambiente saudável e promotor de bem-estar para que tal processo ocorra de maneira equilibrada e as limitações sejam superadas.


Atualmente, o Brasil atinge níveis cada vez maiores de idosos, embora longevidade não seja sinônimo de saúde e qualidade de vida. Dessa forma, a saúde dos idosos está intimamente relacionada à independência funcional, isto é, a manutenção da capacidade de realizar atividades básicas e instrumentais da vida diária e que são necessárias para a autonomia do idoso. Assim, a promoção da saúde da pessoa idosa deve levar em conta o bem-estar físico, mental e social, além de prevenir ou minimizar possíveis enfermidades.


Em estudo de Melo et al. (2015), os autores avaliaram os principais determinantes que predispõem o idoso à má alimentação ou desnutrição, nesse sentido, considerando suas patologias, bem como o processo de envelhecimento. O estudo foi desenvolvido no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), em Ingá, Paraíba, com um grupo da terceira idade (n=80), entre 60 a 90 anos, envolvendo a aplicação de anamnese nutricional. De acordo com os resultados, fatores como a perda gustativa e do apetite podem ocorrer em razão da ausência de dentes e/ou do uso de próteses, contribuindo para a diminuição da ingestão de carnes, frutas e vegetais frescos. Além disso, tal situação implica, ainda, maior consumo de alimentos amolecidos e de baixa densidade nutricional, que podem promover aporte inadequado de energia.


Outro fator importante trata-se da menor ingestão hídrica em decorrência da alteração da percepção de sede, facilitando tanto a ocorrência da desidratação quanto de processos infeciosos. A alteração ou redução do sentido gustativo, por sua vez, reduz o prazer em se alimentar. Por fim, fatores sociais e econômicos, o uso de remédios e a presença de múltiplas patologias podem agravar o estado nutricional e de saúde do idoso.


Assim, estimular os indivíduos a adotarem hábitos de vida mais saudáveis, ao longo da vida, contribui para o envelhecimento ativo, para o fortalecimento físico e mental e para a busca de maior qualidade de vida nesse período.


Referências:


CAMPOS, A.C.V. et al. Determinantes do envelhecimento ativo segundo a qualidade de vida e gênero. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 7, p. 2221-37. 2015.


FARIAS, R.G. et al. Influência dos determinantes do envelhecimento ativo entre idosos mais idosos. Texto & Contexto Enfermagem, v. 21, n. 1, n. 167-76, jan. 2012.


FERREIRA, O.G.L. et al. Envelhecimento ativo e sua relação com a independência funcional. Texto contexto enferm, v. 21, n. 3, p. 513-8, jul. 2012.


MELO, G.A. et al. Nutrição e envelhecimento: fatores que interferem o consumo alimentar do idoso e sua qualidade de vida. In: 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO. Instituto Campinense de Ensino Superior-Faculdade Maurício de Nassau, 2015.


OPAS. Organização Mundial da Saúde. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2005.

Tags:

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Posts em breve
Fique ligado...

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle