Suplementação com colágeno no envelhecimento cutâneo e osteoarticular

November 13, 2018

 

O envelhecimento caracteriza-se por um conjunto de alterações morfológicas, fisiológicas e bioquímicas inevitáveis e progressivas que ocorre em nosso organismo. Atualmente, observa-se maior preocupação com a saúde do corpo e da mente, além da busca por qualidade de vida e bem-estar.

 

A saúde cutânea e a osteoarticular, por exemplo, são alvos constantes na manutenção da saúde e da vitalidade à medida que o tempo passa. Conforme envelhecemos, a pele reduz a produção de colágeno e a capacidade funcional das glândulas sudoríparas e sebáceas, com isso, tornando-se menos elástica e mais seca. O processo de envelhecimento começa a manifestar-se a partir dos 30 anos de idade e ocorre tanto interna – envelhecimento intrínseco – quanto externamente – envelhecimento extrínseco. Esse último pode ser influenciado por fatores como radiação ultravioleta, radicais livres, temperatura, tabaco, poluição e genética.

 

A pele é o órgão no qual os efeitos do envelhecimento aparecem de forma mais evidente, ou seja, por meio de rugas, manchas, texturas, lesões e elasticidade. Estudos têm mostrado que a suplementação com colágeno, na sua forma hidrolisada, contribui para suavizar linhas de expressão, melhorar a hidratação e a elasticidade da pele, uma vez que ele é melhor absorvido pelo organismo, assim, favorecendo a reparação cutânea e atuando na prevenção do envelhecimento.

 

A perda de colágeno no envelhecimento também afeta a saúde osteoarticular, pois a densidade óssea diminui e as articulações e ligamentos perdem elasticidade e força motora. É em torno dos 30 anos que o organismo passa a perder, anualmente, em torno de 1% da proteína em função da diminuição da produção e aumento de sua degradação. Estima-se que, aos 50 anos, podemos chegar a somente 35% do colágeno necessário para a regeneração da pele, dos ossos, das articulações e das cartilagens. Dessa forma, a reposição de colágeno pode ser uma alternativa na prevenção e minimização dos danos na pele e nos ossos.

 

Em estudo randomizado, duplo-cego, foram avaliadas a tolerância e a eficácia de um suplemento alimentar à base de colágeno hidrolisado em pacientes (n=80) com artrite reumatoide em estágio avançado. Os indivíduos foram divididos em dois grupos, tratamento e controle, que receberam, ao longo de 70 dias, 2g de suplemento encapsulado ou placebo, respectivamente. Aqueles que ingeriram o suplemento apresentaram redução das dores articulares causadas pela artrite reumatoide em comparação ao grupo placebo.

 

Portanto, além de uma alimentação equilibrada e da adoção de hábitos de vida saudáveis, a suplementação com colágeno, quando indicada por profissional especializado, pode melhorar o aspecto e a textura da pele, além de reforçar e fortalecer ossos e cartilagens.

 

Referências:

 

ADRIAENSSENS, K.A. Suplementação de colágeno hidrolisado e seu impacto no tratamento de Osteoartrite e Reumatoide: uma revisão da literatura. 2015. 28fls. TCC (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, Distrito Federal, 2015.

 

ARNT, R. et al. Pró-Colágeno, um novo conceito na reumatologia e na nutrição integral. Curitiba-PR: Pure Essence, 2011.

 

GONÇALVES, G.R. et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. Revista Eletrônica de Biologia, v. 8, n. 2, p. 190-206. 2015.

 

SCHAUSS, A.G. et al. Effect of the novel low molecular weight hydrolyzed chicken sternal cartilage extract, BioCell Collagen, on improving osteoarthritis-related symptoms: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Journal of agricultural and food chemistry, v. 60, n. 16, p. 4096-4101, abr. 2012.

 

TESTON, A.P. et al. Envelhecimento cutâneo: teoria dos radicais livres e tratamentos visando a prevenção e o rejuvenescimento. Revista Uningá Review, v. 1, n. 1, p. 71-84, jan. 2010.

Tags:

Please reload

Featured Posts

Gastrite pode ser prevenida com mudança de hábitos

February 28, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle