Palatinose: dissacarídeo com baixo índice glicêmico

February 19, 2019

 

Palatinose ou isomaltulose é um dissacarídeo composto de monômeros de glicose e frutose, e que dá ao mel sua doçura característica. Vem destacando-se na literatura graças ao baixo índice glicêmico e à ausência de efeitos adversos tanto em pessoas saudáveis quanto em diabéticos.

 

O sabor e a aparência da palatinose são semelhantes aos da sacarose, embora a doçura corresponda à metade daquela atribuída à sacarose. Além de não provocar cáries, sua estrutura mais estável é hidrolisada total e vagarosamente, o que resulta em lenta absorção e aumento da glicose sanguínea, bem como na liberação de insulina pelo organismo. Dessa forma, o fornecimento de glicose é mantido por um período maior se comparado ao de outros açúcares.

 

Tais características tornam a isomaltulose um dissacarídeo interessante a ser explorado em dietas que necessitem de absorção lenta e prolongada de glicose a fim de prevenir um aumento brusco da glicemia pós-prandial. Em estudo de Kawaguchi et al. (2018), os autores avaliaram os efeitos da isomaltulose na resistência à insulina e outros metabólitos em pacientes com a doença hepática gordurosa não alcoólica. Após 12 horas de jejum, os participantes (n=10) ingeriram 20g de isomaltulose (grupo teste) ou 20g de sacarose (grupo controle) em 200ml de água. Os resultados mostraram que o consumo de isomaltulose melhorou a resistência à insulina desses pacientes, além de afetar outros metabólitos.

 

Sabe-se que o consumo excessivo de açúcar pode causar resistência à insulina e ao diabetes tipo 2. A literatura, por sua vez, tem relacionado o consumo de palatinose com a melhora da homeostase da glicose e na prevenção do fígado gorduroso, em comparação ao consumo de sacarose. E isso porque a palatinose pode modular favoravelmente as incretinas peptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIP) e peptídeo semelhante ao glucagon 1 (GLP-1), modulando, assim, o nível da glicose sanguínea.

 

Nejad et al. (2016) compararam os efeitos da sacarose versus palatinose no metabolismo da glicose, na secreção de insulina e glucagon e nas respostas endógenas das incretinas GIP e GLP-1 em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Os participantes (n=10) receberam 50g de palatinose ou sacarose, dissolvidas em 300mg de água. Os resultados mostraram que a secreção de insulina foi 55% menor depois do consumo de palatinose se comparada à ingestão de sacarose. Além disso, o nível pós-prandial endógeno de GLP-1 e GIP foi maior e menor, respectivamente, resultando em reduzida secreção insulínica. Tais resultados favorecem a inclusão da palatinose na dieta de pacientes diabéticos.

 

Conforme visto até então, a palatinose parece ter melhor efeito sobre o metabolismo da glicose, em detrimento da sacarose, por se tratar de um dissacarídeo de baixo índice glicêmico/insulinêmico, características estas desejáveis no planejamento dietético de pacientes com consumo restrito de açúcar.

 

Referências:

HOLUB, I. et al. Novel findings on the metabolic effects of the low glycaemic carbohydrate isomaltulose (Palatinose™). British journal of nutrition, v. 103, n. 12, p. 1730-7, 2010.

 

KAWAGUCHI, T. et al. Effects of isomaltulose on insulin resistance and metabolites in patients with non‑alcoholic fatty liver disease: A metabolomic analysis. Molecular medicine reports, v. 18, n. 2, p. 2033-42, 2018.

 

MAEDA, A. et al. Effects of the naturally‐occurring disaccharides, palatinose and sucrose, on incretin secretion in healthy non‐obese subjects. Journal of diabetes investigation, v. 4, n. 3, maio 2013.

 

NEJAD, F.K. et al. Effects of palatinose and sucrose intake on glucose metabolism and incretin secretion in subjects with type 2 diabetes. Diabetes care, v. 39, n. 3, p. 38-9, mar. 2016.

 

SHYAM, S. et al. Isomaltulose: Recent evidence for health benefits. Journal of Functional Foods, v. 48, p. 173-8, set. 2018.

 

TONOUCHI, H. et al. Studies on absorption and metabolism of palatinose (isomaltulose) in rats. British Journal of Nutrition, v. 105, n. 1, p. 10-4, 2011.

Tags:

Please reload

Featured Posts

Gastrite pode ser prevenida com mudança de hábitos

February 28, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle