Câncer de mama: estilo de vida é o fator-chave na prevenção.


Embora amplamente estudado, o câncer de mama ainda faz muitas vítimas no Brasil e no mundo. Considerada a principal causa de morte feminina, por neoplasias, as mulheres contam com o diagnóstico precoce para a prevenção e com o surgimento de terapias cada vez mais avançadas para o combate da doença.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, até 2030, 21,4 milhões de novos casos de câncer de mama podem surgir no Brasil e a ocorrência de 13,2 milhões de mortes. Por se constituir em uma doença com tratamento de médio a longo prazo, aspectos sociais, psicológicos e fisiológicos podem ser afetados e devem ser considerados pela equipe multidisciplinar no cuidado às pacientes.

Entre os cuidados no manejo do paciente com câncer de mama, o status nutricional destas mulheres é de extrema importância e deve ser acompanhado tanto no início quanto durante o tratamento, evitando que as pacientes entrem em risco nutricional, e, consequentemente, fiquem desnutridas. Alguns indicadores utilizados para a avaliação nutricional são considerados importantes para avaliar a saúde e o estado nutricional das pacientes e incluem: redução de peso e da ingestão alimentar, presença de sintomas com impacto nutricional, perda de massa muscular e de gordura subcutânea, bem como da capacidade funcional, esses são importantes indicadores de saúde.

Por se tratar de uma doença multifatorial, as mortes por câncer de mama atribuídas às causas ambientais - mais especificamente, à dieta - constituem-se em 35%. A literatura aponta que uma dieta adequada poderia ser capaz de prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de neoplasias de mama, e diversos estudos apontam os benefícios de uma dieta baseada no consumo de frutas, vegetais, grãos integrais e outras plantas para a prevenção da doença, em decorrência dos fitoquímicos e outros nutrientes com propriedades quimiopreventivas presentes em sua composição.

Em revisão de Gurgel et al. (2018), os autores avaliaram a interação da atividade física com o câncer e as intervenções nutricionais que melhoram o prognóstico da doença. Os autores observaram que o exercício promove efeitos anti-inflamatórios e imunomoduladores capazes de melhorar a capacidade funcional e estimular o desenvolvimento celular imune envolvido no combate aos tumores. O estudo apontou ainda que diversas cascatas relacionadas à carcinogênese podem ser moduladas mediante a prática de atividade física. Para a potencialização do exercício, estratégias nutricionais como o uso da vitamina D ou o consumo de compostos bioativos, como o resveratrol, podem melhorar a resposta ao tratamento, reduzir a proteólise muscular ou modular a expressão gênica tumoral, resultando em diminuição da proliferação celular e inibição da síntese de citocinas pró-inflamatórias.

Dessa forma, embora métodos para o diagnóstico precoce e tratamento estejam avançando cada vez mais, fatores diretamente relacionados ao estilo de vida – como exercícios físicos praticados regularmente e alimentação equilibrada ‒ podem contribuir para evitar a ocorrência de diversas neoplasias, incluindo a de mama.

Referências:

ALVES, M.M. Alimentos funcionais no tratamento e prevenção no Câncer de mama.2018. 41 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.

AMORIM, M.A.P.; SIQUEIRA, K.Z. Relação entre vivência de fatores estressantes e surgimento de câncer de mama. Psicologia Argumento, v. 32, n. 79, p. 143-53, out. 2014.

GURGEL, D.C. et al. Atividade física e câncer: intervenções nutricionais para um melhor prognóstico. Motricidade, v. 14, n. 1, p. 398-404. 2018.

MARTINS, K.A. et al. Antropometria e perfil lipídico em mulheres com câncer de mama: um estudo caso-controle. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 39, n. 5, p. 358-63. 2012.

Ministério da Saúde (BR). Instituto Nacional do Câncer. Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde; 2015.

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Posts em breve
Fique ligado...

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle