Kefir: probiótico funcional para a saúde.


Com o objetivo de restabelecer o balanço e a composição da microbiota intestinal, os lactobacilos e bifidobactérias, na forma de probióticos, ajudam a melhorar a saúde do intestino e podem ser consumidos em alimentos como iogurtes, queijos, leites fermentados e kefir.

O kefir é um leite fermentado consumido a partir dos grãos de kefir, que se constituem em massas gelatinosas, brancas ou amareladas, caracterizadas por uma relação simbiótica de leveduras, bactérias ácido-láticas, bactérias ácido-acéticas, entre outros microrganismos. Capazes de fermentar em alimentos como leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, bem como açúcar mascavo, sucos de frutas, entre outros, o kefir adquire cor e sabor em razão da atividade das bactérias e leveduras presentes nos grãos.

O cultivo de kefir ainda é pequeno no Brasil, e a dificuldade de consumo ocorre, em parte, pela falta de doadores desse alimento, em parte, pelo desconhecimento de suas propriedades à saúde e de cultivo. Além de ser um produto de baixo custo e grande viabilidade econômica, o kefir, que pode ser tanto de leite quanto de água, possui vitaminas do complexo B, minerais e aminoácidos importantes à saúde. Contém, ainda, proteínas que são parcialmente digeridas e utilizadas pelo organismo.

Com inúmeras propriedades funcionais, o kefir contribui tanto para prevenção quanto ao tratamento da disbiose intestinal, além de possuir atividade antimicrobiana, anticancerígena e probiótica. Moraes et al. (2017) avaliaram os efeitos funcionais dos probióticos, com ênfase no kefir, destacando sua importância no tratamento da disbiose intestinal e os benefícios à saúde. O trabalho apontou que estudos enfatizaram os benefícios do kefir no combate a patógenos de origem alimentar, na regulação dos níveis séricos de glicose e na diminuição do colesterol total, do LDL e de lipoproteínas não HDL.

Em estudo de revisão de Rosa et al. (2017), os autores apresentaram os achados e benefícios do kefir para a saúde humana. Além de ser uma bebida com imenso potencial probiótico, segura e de fácil produção, este tem sido associado à melhora da digestão e da resistência à lactose, alto teor antioxidante e anti-inflamatório, antialérgico e cicatrizante.

Portanto, muitos benefícios associados à produção e ao consumo do kefir apontam ao seu enorme potencial como alimento funcional. Passível de ser incorporado à dieta, pode auxiliar na imunomodulação e no combate ao estresse oxidativo, bem como na manutenção da integridade intestinal.

Referências:

ALMEIDA, A.P.A.S. A utilização do kefir e seus benefícios para a saúde: revisão integrativa. 2018. 65 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.

MORAES, M.S. et al. Efeitos funcionais dos probióticos com ênfase na atuação do kefir no tratamento da disbiose intestinal. UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 37, p. 144-56, out. 2017.

ROSA, D.D. et al. Milk kefir: nutritional, microbiological and health benefits. Nutrition research reviews, v. 30, n. 1, p. 82-96. 2017.

SANTOS, F.L. et al. Kefir: uma nova fonte alimentar funcional?. Diálogos & Ciência. [Internet]. Disponível em <https://www2.ufrb.edu.br/kefirdoreconcavo/images/22_03_12_artigo01.pdf>. Acesso em, 27 de nov. 2018.

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