Quatro benefícios da cafeína embasados pela ciência

April 15, 2019

 

Uma das substâncias mais consumidas no mundo, a cafeína, é uma droga capaz de deixar as pessoas despertas e mais produtivas por mais de três horas. Classificada como uma substância alcaloide, do grupo das metilxantinas, seus compostos são capazes de estimular o sistema nervoso central, além de aumentar a produção de suco gástrico.

 

Absorvida rapidamente, a cafeína tem ação eficiente no organismo, sobretudo, no sistema nervoso central. Sua ação depende da forma como produtos com a substância são preparados, incluindo o café. A seguir, listamos alguns benefícios da cafeína para incluí-la na alimentação. Confira:

 

1. Poderoso efeito estimulante

A cafeína age como um neuroestimulante, assim, bloqueando proteínas que se ligam às moléculas chamadas adenosinas, responsáveis pela diminuição da frequência respiratória, aumento da sensação de sono e redução da atividade motora, resultando em efeitos calmantes. Além disso, a cafeína contribui para a liberação de neurotransmissores como serotonina e norepinefrina, produzindo ações sobre o humor e o desempenho psicomotor.

 

2. Recurso ergogênico no esporte

Em praticantes de certas modalidades de exercício, a cafeína pode atuar com efeito ergogênico, isto é, de maximização do desempenho. Estudos apontam que, em tarefas de resistência, com duração superior a 30 minutos, a cafeína é capaz de aumentar o aporte energético, desse modo, favorecendo o desempenho e a performance. Tais efeitos são observados quando a substância é consumida em doses pequenas ou moderadas (3mg/kg a 9mg/kg).

 

3. Atuação no sistema endócrino

A cafeína possui uma série de efeitos no metabolismo, regulados pelo sistema endócrino. Sua ingestão contribui para a perda e a manutenção do peso através da ampliação da termogênese e da lipólise, estimulando a degradação da gordura corporal. Além disso, a literatura aponta que a cafeína ajuda a regular a glicemia ativando a secreção da insulina pelo pâncreas, bem como aumentando o metabolismo energético e a mobilização de glicogênio pelo músculo.  

 

4. Doenças neurodegenerativas

A cafeína pode ajudar no tratamento e/ou na profilaxia das doenças de Parkinson e Alzheimer. A doença de Parkinson caracteriza-se pela perda de memória, depressão e demência (em casos avançados), além da redução nos níveis de dopamina no sistema nervoso, neurotransmissor ligado ao prazer. A cafeína, portanto, mostrou-se capaz de estimular estruturas chamadas receptores dopaminérgicos a liberarem dopamina. Em relação ao Alzheimer, doença caracterizada pela perda progressiva da memória, trabalhos apontaram que a cafeína foi capaz de reduzir o deficit cognitivo provocado pela deposição de uma proteína no cérebro chamada β-amiloide, atuando com efeito neuroprotetor e redutor da neurotoxicidade.

 

Portanto, diversos estudos apontam os benefícios da cafeína e seus efeitos sistêmicos no organismo. Embora alguns trabalhos tenham mostrado seus impactos positivos na saúde, o uso deve ser cauteloso e recomendado de acordo com profissional especializado, uma vez que esta ainda é uma droga com efeitos colaterais individuais e desconhecidos.

 

Referências

 

AGUIAR, R.A. et al. Efeito da ingestão de cafeína em diferentes tarefas de tempo de reação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, n. 2, p. 465-76, abr. 2012.

 

ARAÚJO, T.O.P. et al. Benefícios da cafeína sobre os níveis séricos de colesterol e triglicerídeos. Revista Brasileira Multidisciplinar, v. 14, n. 1, p. 118-26, 2011.

 

TROMBINI, C.B.; OLIVEIRA, G.G. Atualização terapêutica sobre a cafeína. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, v.29, n. 57, p. 11-21, 2013.

 

XAVIER, C.A.C. Efeitos e aplicabilidades do uso de cafeína em praticantes de modalidades esportivas: uma revisão narrativa. 2017. 10 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Saúde, Centro Universitário Tabosa de Almeida, Caruaru, 2017.

Please reload

Featured Posts

Gastrite pode ser prevenida com mudança de hábitos

February 28, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle