Uso do TCM em esportes de alto impacto


A nutrição é de suma importância quando se pratica atividades físicas de alto impacto, em especial quando se participa de provas de ultra resistência ou de longa duração. Em situações do gênero, o custo energético pode variar de 5.000 a 18.000kcal por dia, sendo necessárias dietas específicas.

É amplamente aceito que o consumo de carboidratos antes e durante exercícios prolongados irá retardar o aparecimento da fadiga, poupando o glicogênio hepático e muscular e fornecendo glicose diretamente para os músculos em atividade.

Recomenda-se que a dieta de atletas de ultra resistência possua 70% ou mais de peso corporal de carboidratos. Porém, apesar da melhora apresentada com a nutrição bem planejada, alguns pesquisadores procuram desenvolver novas intervenções nutricionais, visando a melhora do rendimento. Uma delas é suplementação com lipídios, através do consumo de triglicerídeos de cadeia média (TCM) ou de dietas ricas em lipídios nos dias que antecedem a competição.

Os TCM são compostos de ácido capróico (C6), ácido caprílico (C8), ácido cáprico (C10) e o ácido láurico (C12) e foram introduzidos na clínica há aproximadamente 50 anos. Eles constituem atualmente a principal forma de gordura presente na dieta humana, podendo ser utilizados tanto em tratamentos de disfunções na absorção de lipídios quanto como fonte de energia.

Estudos demonstraram que esportistas de alto impacto obtiveram um maior ganho de força e massa muscular com a suplementação de TCM, em conjunto com uma dieta rica em carboidratos bons. Isso ocorre porque os TCM não são significativamente incorporados em lipoproteínas, sendo absorvidos diretamente na corrente sanguínea. Assim, são levados diretamente ao fígado e músculos, onde são usados como fonte imediata de energia.

As principais fontes de TCM são óleo de coco e óleo de palmeira. No caso do óleo de coco, é possível sintetizá-lo para que possuam TCM como a maior parte da fórmula, aumentando o metabolismo do corpo e garantindo maior disposição.

Sendo assim, os TCM de cadeia média são bons aliados dos atletas de esportes de alto impacto, quando inseridos em uma dieta específica e com todos os nutrientes para obter energia suficiente para o melhor desempenho no treino e em competições.

CURI, R. et al. Ciclo de Krebs como fator limitante na utilização de ácidos graxos durante o exercício aeróbico. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo, v. 47, n. 2, p. 135-143, Apr. 2003

FERREIRA, A. M. D.; BARBOSA, P. E. B. and CEDDIA, R. B.. A influência da suplementação de triglicerídeos de cadeia média no desempenho em exercícios de ultra-resistência. Rev Bras Med Esporte [online], vol.9, n.6, p. 155-156, dez. 2003.

GIOIELLI, L. A. Óleos e gorduras vegetais: composição e tecnologia. Rev. bras. farmacogn, vol.5 no.2, p. 212-225, 1996.

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Posts em breve
Fique ligado...

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle