A importância do cálcio para o desenvolvimento das crianças

June 20, 2019

Um bom desenvolvimento: é isso que todos os pais desejam aos seus filhos. Os ossos fortes, o crescimento dentro do previsto e a expansão de toda a parte cognitiva acontecem, grande parte, por conta de dois elementos: o cálcio e a vitamina D.

O cálcio, presente em alimentos como soja, chia, gergelim, leites e queijo, é um elemento fundamental ao organismo. Sua importância está ligada aos ossos, desde a formação até a rigidez do esqueleto.

 

Estudiosos pontuam que as recomendações nutricionais variam durante a vida, mas a maioria afirma que ele é necessário na fase de crescimento - como na infância e na adolescência. A medida pode chegar a 1.300 mg ao dia dos 9 aos 18 anos de idade.

Anos atrás ainda não se acreditava que o baixo consumo ou a falta de cálcio no organismo gerasse prejuízo à saúde, porém hoje em dia ficou provado cientificamente que a falta deste componente pode influenciar problemas ósseos e até mesmo déficit de crescimento.

A falta de vitamina D durante a infância também pode causar problemas, como por exemplo o retardo de crescimento, anormalidades ósseas e até o aumento de riscos de fratura na vida adulta.

Dessa forma, tanto cálcio quanto a vitamina D são de extrema importância para o bom crescimento das crianças e sua saúde à longo prazo, podendo ser adquiridos por meio da alimentação e/ou suplementado, de acordo com orientação médica.

 

BUENO, A., CZEPIELEWSKI, M. The Importance for Growth of Dietary Intake of Calcium and Vitamin D, Jornal do Pediatra, vol. 84, nº 5, 2008.

BEDANI, R., ROSSI, E. O Consumo de Cálcio e a Osteoporose, Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 26, n. 1, 2005.

 

Please reload

Featured Posts

Gastrite pode ser prevenida com mudança de hábitos

February 28, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle