Alimentação inadequada pode aumentar risco para doenças cardiovasculares


As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. O crescimento acelerado das mortes por esse tipo de doença em países em desenvolvimento é uma das questões de saúde pública mais relevantes na atualidade. No entanto, existem formas de prevenir essas doenças.

A alimentação é um dos fatores mais importantes para aumentar ou não o risco de doenças cardiovasculares. Também há de se citar a importância da mudança em outros aspectos da vida, como não fumar, não abusar de álcool, praticar atividade física e ter um estilo de vida mais saudável.

No Brasil, notou-se nas últimas décadas uma tendência decrescente no consumo de produtos in natura, enquanto o consumo de alimentos ultraprocessados, como alimentos prontos para comer e bebidas formuladas com alto teor de açúcar, sal, gordura e aditivos, aumentou a ingestão calórica total de 18,7% para 29,6%.

Na contramão da tendência dos produtos ultraproceessados, uma pessoa que busca uma dieta cardioprotetora deve reduzir carboidratos refinados em geral, carnes processadas e alimentos ricos em sódio e gordura trans, moderar em carne vermelha não processada, aves, ovos e leite, optando por ingerir frutas, nozes, peixe, legumes, óleos vegetais, grãos integrais minimamente processados e iogurte.

Dessa forma, apesar do crescimento acelerado das doenças cardiovasculares, há consenso da comunidade científica de que a adoção precoce de estratégias eficazes de prevenção, como um estilo de vida mais saudável, pode impactar positivamente na saúde de um indivíduo. Sempre é importante também avaliar junto a um especialista a necessidade de suplementar alguma vitamina ou mineral.

SILVA, J.T.D. Desenvolvimento de um índice dietético baseado na dieta do Programa Alimentar Cardioprotetor Brasileiro (DICA Br). Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública, University of São Paulo, 2016.

SOUSA, R. C. S. D. Evidências científicas da alimentação na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares: revisão integrativa. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Maranhão, jul 2018

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Posts em breve
Fique ligado...

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle