Informações nutricionais sobre o feijão


O feijão é um dos principais alimentos consumidos pelos brasileiros, ao lado do arroz. Tão presente no nosso dia a dia, ele é a principal leguminosa fornecedora de proteínas para grande parte dos brasileiros.

Os grãos possuem de 20 a 45% de proteínas e a leguminosa é, ainda, uma das mais ricas fontes de ferro, além de fornecer carboidratos, vitaminas (principalmente as do complexo B), sais minerais, como cálcio, potássio e fósforo, além de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do interino e no controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue.

Dessa forma, cada 100 g de feijão cru contêm, em média, 22 g de proteína, 61 g de carboidrato, 4,3 g de fibra, 1,6 g de lipídios, 3,6 g de cinza, 86 mg de cálcio, 247 mg de fósforo, 7,6 mg de ferro, 2 mg de vitamina A, 0,54 mg de vitamina B1 e 0,19 mg de vitamina B2.

Outro ponto do feijão é que ele conta com elevada concentração do aminoácido lisina, que é considerado de grande valor na complementação das proteínas dos cereais, como o arroz.

Além disso, o feijão é um alimento que conta com uma ampla diversidade de tipos de grãos, podendo ser incluído na alimentação diária em diferentes tipos de pratos. No mercado brasileiro, essa diversidade é bem evidente, sendo cultivados feijões dos tipos Preto, Carioca, Roxinho, Mulatinho, Rosinha, Vermelho, Manteigão, entre outros. Vale ressaltar que 70% dos feijões cultivados no Brasil são do tipo Carioca.

No entanto, antes de consumir o produto, é recomendado que ele seja deixado de molho para que sejam eliminados alguns compostos como taninos e fitatos, que diminuem a digestibilidade de certos alimentos, e oligossacarídeos, que formam os gases intestinais.

Dessa forma, por fornecer uma série de compostos que fazem bem para o corpo humano, o feijão cozido, após ser deixado de molho, é de extrema importância para uma alimentação mais saudável e regrada, em especial se for consumido em conjunto com o arroz.

CHAVES, M. O.; BASSINELLO, P. Z. O feijão na alimentação humana, EMBRAPA, vol. 1, nº 1, 2014

TOLEDO, T. C. G.; CANNIATTI-BRAZACA, S. G. Avaliação química e nutricional do feijão carioca (Phaseolus vulgaris L.) cozido por diferentes métodos. Ciência e Tecnologia de Alimentos, vol. 28, nº 2, p. 355-360, 2008

Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Posts em breve
Fique ligado...

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle