10 passos para uma alimentação saudável

August 8, 2019

 

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, "alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, e a como alimentos são combinados entre si e preparados".

Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar das pessoas, em uma época com constante aumento da obesidade e das doenças associadas. Por conta disso, a nutrição saudável é de grande importância como prevenção para uma série de doenças.

Dessa maneira, como forma de manter um peso saudável, prevenindo a obesidade, a diabetes e doenças cardiovasculares, existem algumas recomendações. São elas:

 

1. Consuma alimentos variados, em 4 refeições ao dia. Pular refeições não emagrece e prejudica a saúde;

 

2. Mantenha um peso saudável e evite ganhar peso após os 20 anos. Evite também o aumento da cintura;

 

3. Faça atividade física todos os dias. Inclua na sua rotina andar a pé, subir escada, jogar bola, dançar, passear e outras atividades;

 

4. Coma arroz e feijão todos os dias acompanhados de legumes e vegetais folhosos;

 

5. Coma 4 a 5 porções de frutas, todos os dias, na forma natural;

 

6. Reduza o açúcar. Evite tomar refrigerantes.

 

7. Para lanches, coma frutas ao invés de biscoitos, bolos e salgadinhos;

 

8. Coma pouco sal. Evite alimentos enlatados e produtos como salame, mortadela e presunto, que contêm muito sal. Evite adicionar sal à comida já preparada. Aumente o uso de alho, salsinha e cebolinha. Alimentos ingeridos na sua forma natural como feijão, arroz, frutas, grãos e verduras têm pouquíssimo sal;

 

9. Use óleos e azeite no preparo de bolos, tortas e refeições;

 

10. Tome leite e coma produtos lácteos com baixo teor de gordura, pelo menos 3 vezes por dia.

 

SICHIERI, R. et al. Recomendações de alimentação e nutrição saudável para a população brasileira. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo, vol. 44, n. 3, p. 227-232, jun 2000

BRASIL. Guia alimentar para a população brasileira, Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, 2. ed., 2014.

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