Benefícios do Óleo de Cártamo

August 22, 2019

 

 

O óleo de cártamo, extraído das sementes da planta Carthamus tinctorius, é um dos componentes utilizados como complemento em dietas que visam a perda de peso. O óleo contém alto teor de ácidos graxos poli-insaturados (75% ácido linoleico) e monoinsaturados. Ganhou popularidade por auxiliar no emagrecimento, proporcionando modificações na composição corporal através da redução de gordura, em especial na região abdominal.

O óleo de cártamo contém lipídios de cadeia média (TCM), que auxiliam na concentração plasmática de ácidos graxos livres, modificam o metabolismo lipídico e estimulam a expressão gênica de proteínas presentes nas mitocôndrias que produzem energia sob a forma de calor, processo conhecido como termogênese, contribuindo para o aumento do gasto energético diário e emagrecimento.

 

Os triglicerídeos de cadeia média (TCM), presentes no óleo de cártamo, possuem uma velocidade de absorção mais rápida do que os triglicerídeos de cadeia longa, já que utiliza o sistema porta-hepático para chegar ao fígado, não necessitando da reesterificação no sistema linfático. Quando suplementado, o TCM aumenta a taxa de oxidação de lipídios, e, uma vez consumido, 90% é oxidado em 24 horas.

 

Dessa forma, o óleo de cártamo se apresenta como um antioxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras. As evidências apontaram que a suplementação com o ácido linoleico conjugado ou óleo de cártamo, além de promover ação termogênica, proporcionou alterações nos parâmetros antropométricos na maioria dos estudos, com diminuição significativa do peso, IMC e gordura corporal.

Os estudos apontam, no entanto, que os resultados são mais evidentes quando a suplementação é feita em conjunto com dieta e prática de exercício físico regular.

 

MOURÃO, D. M. et al. Ácido linoléico conjugado e perda de peso. Rev. Nutr. v. 18, n. 3, mai/jun 2005

HANN, V. B. et al. Termogênicos: uma revisão sistemática sobre o uso do óleo de coco, óleo de cártamo e CLA. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 8. n. 43. p. 10-19, Jan/Fev 2014

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