• Home

  • Produtos

  • Eventos

  • Notícias Científicas

  • Exclusivo nutricionista

  • Fale conosco

  • More

    logo.png

    Área exclusiva

    NUTRICIONISTA

    Cadastre-se
    Já sou cadastrado
    • home_aonutri-02.png
    • home_aonutri-03.png

    Um espaço dedicado

            a você, nutricionista.

    Dúvidas?

    Abacate pode auxiliar na redução do colesterol total

    November 29, 2019

    Biscoito Proteico de Amendoim

    November 26, 2019

    Cozinhando com tofu: benefícios para a saúde

    November 21, 2019

    Receita de pão de queijo de mandioca sem glúten

    November 19, 2019

    Benefícios do consumo do azeite de oliva

    November 18, 2019

    Receita de trufas de tâmara

    November 13, 2019

    A nutrição nos dois primeiros anos de vida

    August 29, 2019

    Recomendações alimentares durante a gravidez

    August 27, 2019

    Receita de cream cheese de castanha-de-caju

    August 20, 2019

    Regulamento promoção - Equaliv

    August 15, 2019

    Please reload

    Recent Posts

    Biscoito Proteico de Amendoim

    November 26, 2019

    Regulamento promoção - Equaliv

    August 15, 2019

    Abacate pode auxiliar na redução do colesterol total

    November 29, 2019

    1/10
    Please reload

    Featured Posts

    Benefícios do consumo do azeite de oliva

    November 18, 2019

     

    O azeite de oliva é utilizado na culinária desde pelo menos 3.000 a.C., devido às suas propriedades culinárias, como odor e sabor caraterísticos. Obtido dos frutos da oliveira, o azeite é muito utilizado na dieta do Mediterrâneo, muito conhecida pela ciência como uma dieta que previne doenças como câncer, asma, doenças cardiovasculares e que aumenta a longevidade.

    Nesse contexto, o azeite de oliva tem sido reconhecido devido a seus efeitos antioxidantes, pois tem uma grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, o qual atua no controle do colesterol e auxilia na diminuição do LDL.

    De acordo com a Segunda Conferência Internacional sobre azeite de oliva e saúde, os principais benefícios cientificamente reconhecidos desse alimento, são: redução do LDL, aumento do HDL; melhora do metabolismo da glicose, do controle da pressão arterial e da função endotelial; promoção de ambiente antitrombótico; efeitos favoráveis contra a obesidade; menor ativação do NF-KB tanto em jejum como no estado pós prandial; redução do declínio cognitivo relacionado à idade e à doença de Alzheimer.

    Conforme afirma a I Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular, o recomendado é que a ingestão de ácido graxo monoinsaturado seja de até 20% do consumo energético diário da dieta.

    O Brasil, no entanto, está entre os 10 países com menor consumo per capta de azeite de oliva por ano, cerca de 200 miligramas, por isso é desejável o incremento da utilização do alimento durante as refeições. Uma das razões para o baixo consumo estão os preços elevados, em comparação a outros óleos vegetais, e a ideia de que seu uso deva se restringir à finalização de pratos culinários, ou seja, na forma fria.

    Ainda existe, de fato, a crença de que, uma vez aquecido, o azeite de oliva perca suas propriedades benéficas à saúde, até mesmo formando substâncias tóxicas. No entanto, estudos sugerem que, embora ele seja mais adequado ao consumo frio, o aquecimento para uso doméstico não faz com que o azeite sofra mudanças significativas em seu perfil de ácidos graxos. Também cabe salientar que praticamente não corre formação de ácidos graxos trans ou saturados, nem de substâncias tóxicas.

    Após ser aquecido, o azeite mantém cerca de 80% das substâncias antioxidantes e continua sendo benéfico à saúde, sendo recomendado seu uso para refogar legumes e verduras em geral, além do costumeiro uso como tempero para saladas frias.

     

    NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, Carlos Alberto et al. Azeite de Oliva e suas propriedades em preparações quentes: revisão da literatura. International Journal of Nutrology, v. 8, n. 2, p. 13-20, 2015.

    TEIXEIRA, Ana Cristina Miguez; DA SILVA OSELAME, Cristiane. O USO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS NO COTIDIANO E SEUS BENEFÍCIOS A SAÚDE. Kur’yt’yba, v. 5, n. 1, p. 65-76, 2014.

    MORAES, Fernanda P. ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRACÊUTICOS: DEFINIÇÕES, LEGISLAÇÃO E BENEFÍCIOS À SAÚDE. Revista eletrônica de farmácia, v. 3, n. 2, 2006.

    Tags:

    blog

    azeite

    oliva

    Please reload

    © Copyright 2017. Equaliv

    SAC - 0800 774 6767

    • Facebook - White Circle
    • Instagram - White Circle

    Desenvolvido por