Cozinhando com tofu: benefícios para a saúde

November 21, 2019

Provavelmente desenvolvido por monges budistas há vários séculos, o tofu, também conhecido como “queijo” de soja, tornou-se um alimento básico da cozinha chinesa e, posteriormente, da japonesa. Há séculos ele tem sido uma importante fonte de proteínas na dieta da população asiática e, cada vez mais, utilizado nas dietas ocidentais.

O Japão, um dos que mais consomem o tofu, tem sido considerado como um dos países que mantém um dos melhores hábitos alimentares. Existe pouco consumo de carnes vermelhas, de açúcares e de gorduras. A dieta é rica em frutos do mar, pouca gordura animal e uso racional do açúcar, além de muitos produtos à base de soja, como tofu e alimentos fermentados. Essa dieta saudável tem influenciado no tempo médio de vida de sua população, que é de 83 anos para as mulheres e de 76 anos para os homens.

Basicamente, o tofu é obtido a partir da coagulação do ”leite de soja”, num processo semelhante à coagulação do leite de vaca para obtenção do queijo. Em 100g de tofu, são encontradas 77 kcal de energia, 7g de proteína, 5g de lipídios, 0,8g de carboidratos e 0,6g de minerais. Também contém 120mg de cálcio, 85mg de fósforo, 1,4mg de ferro, 85mg de potássio, 32mg de magnésio e 0,68mg de zinco.

No Brasil, devido a uma significativa população de descendentes de imigrantes orientais, é possível encontrar tofu nos mercados, feiras livres e supermercados com uma certa facilidade, podendo assim introduzi-lo facilmente à dieta.

Nos Estados Unidos, onde a incidência de obesidade é alta, várias campanhas sobre mudanças nos hábitos alimentares foram desenvolvidas no início dos anos 2000. O tofu, devido a seu reduzido teor calórico se destacou na campanha. Assim, a “Food and Drug Administration” recomendava que, nos rótulos de produtos à base de soja, fosse colocado em destaque que 25 g de proteínas de soja por dia são eficientes na redução do colesterol sanguíneo e do risco de ataques cardíacos.Dessa forma, o tofu pode ser ingrediente de sopas, saladas e molhos, além de compor recheio de berinjela assada e charutos de repolho ou mesmo de massas. Pode ser utilizado como ingrediente de legumes refogados, tortas, cozidos, hambúrgueres e bolinhos. Também é um alimento que pode ser utilizado para receitas doces, como pudim, suflê, tortas e afins, deixando receitas cotidianas ainda mais saudáveis.

 

 

BORDIGNON, José Renato; MANDARINO, José Marcos Gontijo; CARRÃO-PANIZZI, Mercedes Concórdia. Mais saúde em sua vida cozinhando com tofu. Embrapa Soja-Circular Técnica (INFOTECA-E), 2000.DE TOLEDO BENASSI, Vera; MANDARINO, José Marcos Gontijo; PANIZZI, Mercedes Concórdia Carrão. RECEITAS COM TOFU. 2014.

 

Please reload

Featured Posts

Gastrite pode ser prevenida com mudança de hábitos

February 28, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle