Sobrepeso e obesidade são fatores de risco para câncer

February 13, 2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O excesso de peso corporal está fortemente associado ao risco de desenvolver 13 tipos de câncer, afirmou o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Aproximadamente 13 em cada 100 casos de câncer no Brasil são atribuídos ao sobrepeso e obesidade, sugerindo uma carga significativa de doença pelo excesso de gordura corporal.

Dentre os cânceres, destacam-se os de esôfago (adenocarcinoma), estômago (cárdia), pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireoide e mieloma múltiplo e possivelmente associado aos de próstata (avançado), mama (homens) e linfoma difuso de grandes células B.

A obesidade, assim como o câncer, é classificada como as principais epidemias globais da atualidade. Sobretudo quando ambas se encontram num mesmo indivíduo, os efeitos são nocivos. A obesidade é o segundo maior fator de risco evitável para o câncer, perdendo apenas para o tabagismo.

Diante das informações, fica claro que dieta e atividade física influenciam não só no bem-estar e na qualidade de vida de um indivíduo, mas também fazem parte do processo de preservação e promoção da saúde, contribuindo para o equilíbrio do metabolismo, reduzindo os riscos para o surgimento de doenças crônicas.

O exercício físico representa uma ferramenta importante no controle de peso, regulação de hormônios endógenos, sensação de bem-estar, entre outros.

Já a dieta constitui fator de proteção contra o desenvolvimento de vários cânceres e que fatores ambientais favorecem seu surgimento.

Dessa forma, são fortes as evidências da contribuição da atividade física e da nutrição nas diferentes fases da doença e de seu tratamento, bem como na sua prevenção.

 

MUNHOZ, Mariane Pravato et al. Efeito do exercício físico e da nutrição na prevenção do câncer. Revista Odontológica de Araçatuba, v. 37, n. 2, p. 09-16, 2016.

SAIBA mais sobre a relação entre sobrepreso, obesidade e desenvolvimento do câncer. Ministério da Saúde, Governo do Brasil, Brasília, 04 de agosto de 2017.  Disponível em: <http://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/saiba-mais-sobre-a-relacao-entre-sobrepeso-obesidade-e-desenvolvimento-do-cancer>. Acesso em 13 de nov. de 2019.

Tags:

Please reload

Featured Posts

Gastrite pode ser prevenida com mudança de hábitos

February 28, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle