Comportamento alimentar das crianças requer atenção dos pais

February 26, 2020

 

 

Hoje com tantos alimentos industrializados que prometem preparo fácil, prático e rápido, o hábito de ingerir alimentos in natura ou pouco processados está cada vez menor. Esse comportamento tem um impacto ainda mais preocupante nas crianças, já que o desenvolvimento físico delas é muito dependente da alimentação.

Com a obesidade infantil cada vez maior, é de suma importância que os pais evitem os alimentos ultra processados como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, bolachas recheadas, refrigerantes, entre outros.

É necessário, também, que haja restrição no tempo em que as crianças passam online, já que esse é um ambiente que influencia a alimentação inadequada. Já nas escolas, é necessário que sejam preparadas merendas com alimentos frescos e saudáveis, além da participação dos escolares em programas de hortas pedagógicas, estimulando o contato com esses alimentos in natura.

No Brasil, você pode conhecer mais sobre a LINK ( http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/manual_cantinas.pdf) [AH1] [U2] Coordenação de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde oferece a cartilha “As cantinas escolares saudáveis” para todas as escolas.  Existe também o Programa Saúde na Escola, que atua com ações de prevenção da obesidade infantil nas escolas públicas com profissionais de saúde fazendo o acompanhamento do peso e estado nutricional dos escolares.

Em casa, os pais é que são os educadores nutricionais, já que é por meio dessas interações familiares que o comportamento dessas crianças é moldado. Em especial, os pais devem aprender sobre quais estratégias utilizar na hora da refeição, para ensinar as crianças sobre o que comer, colocando em foco não quantidade, mas sim a qualidade dos alimentos. Olhar rótulos, frequentar feiras locais e desenvolver uma alimentação saudável em família é o ideal para criar um bom comportamento alimentar infantil. 

 

TINÉ, Luiza. Escolhas dos alimentos para as crianças requer atenção das famílias. Ministério da Saúde, 27 de dez. de 2019. Disponível em <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52745-familias-devem-ficar-atentas-as-influencias-ao-fazerem-escolhas-dos-alimentos-para-as-criancas>. Acesso em 24 de jun. de 2020.

ROTENBERG, Sheila; DE VARGAS, Sonia. Práticas alimentares e o cuidado da saúde: da alimentação da criança à alimentação da família. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 4, n. 1, p. 85-94, 2004.

 

 

Please reload

Featured Posts

Gastrite pode ser prevenida com mudança de hábitos

February 28, 2020

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

© Copyright 2017. Equaliv

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle