Por que zinco deve estar sempre na dieta

May 19, 2020

 

O zinco faz parte da lista de minerais essenciais que auxiliam em inúmeras reações químicas no organismo humano. Ou seja: o zinco é um micronutriente essencial para a saúde, principalmente porque ele atua como constituinte integral de proteína ou cofator enzimático em mais de 300 reações químicas no organismo, que envolve a síntese e a degradação de macromoléculas.


Dentre as principais funcionalidades do zinco no organismo, estão o seu papel importante no crescimento no crescimento, na resposta imune do organismo, na função neurológica e na reprodução. Ele também auxilia na divisão celular e funciona como um dos nutrientes da dieta importantes para o adequado funcionamento dos sistemas antioxidantes. Esse mineral é amplamente distribuído em todo o corpo humano, porém em pequenas concentrações (1,5g a 2,5g). Ainda assim, é necessário que haja uma ingestão diária de 11mg/dia para homens e 8 mg/dia para mulheres adultas. Em algumas fases da vida, as necessidades deste mineral estão aumentadas, como na gestação, infância, puberdade e terceira idade.

 

Como garantir uma boa ingestão de Zinco?


As principais fontes alimentares são carnes bovinas, peixes, aves, leite, queijos, frutos do mar, cereais de grãos integrais, gérmen de trigo, feijões, nozes, amêndoas, castanhas e semente de abóbora.


Entretanto a ingestão alimentar não é garantia de utilização celular deste micronutriente, visto que pode ocorrer interação química com outras substâncias, como oxalato, fitatos, fibras e alguns minerais, prejudicando a absorção.

 

A deficiência de zinco é considerada um problema nutricional mundial e está relacionada a quadros patológicos graves que surgem em sua grande maioria em função da deficiência alimentar, distúrbios no processo de absorção gastrointestinal ou aumento na excreção urinária.

 

Em casos de deficiência sua suplementação pode ser realizada, desde que haja uma avaliação bioquímica para determinar a carência deste mineral e a viabilidade da ingestão isolada externa. A suplementação pode ser feita através de cápsulas específicas ou polivitamínicos que contenham a substância.

 

MAFRA, D.; COZZOLINO, S. M. F. Importância do zinco na nutrição humana. Rev. Nutr., vol. 17,
nº 1, pp. 79-87, jan/mar 2004
CRUZ, J. B. F.; SOARES, H. F. Uma revisão sobre o zinco. Ensaios e Ciência - Ciências Biológicas,
Agrárias e da Saúde, vol. 15, nº 1, pp. 1-17, 2011

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