Alimentação pode ser chave para aumento da imunidade

May 22, 2020

 

 

 

Em um momento de alerta em todo o mundo, por conta do novo coronavírus, diversos cuidados devem ser tomados pela população, afim de evitar a propagação ainda maior do vírus. Lavar as mãos com frequência, utilizar álcool em gel, evitar sair de casa e manter uma distância social nos casos em que é preciso estar na rua são algumas das principais medidas.

 

A alimentação também pode ser uma medida preventiva, não apenas contra essa doença, mas contra todas as outras. Embora a alimentação não seja uma forma de tratamento, ter um sistema imunológico forte é importante, já que este é o sistema de defesa do nosso corpo. 

 

As principais células de defesa do sistema imunitário são uma classe de glóbulos brancos móveis, os leucócitos. E, para fortalecer esses glóbulos brancos, é necessário ter uma alimentação com nutrientes específicos, especialmente se essa dieta balanceada e nutritiva for associada a prática de exercícios físicos. Em alguns casos, pode haver a suplementação de nutrientes. 

 

O que consumir para melhorar a imunidade?

 

Ferro 

O ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, pigmento das células vermelhas do sangue, e atua de forma positiva no sistema imunológico. 

Para consumo, os alimentos com maior teor de ferro são os de origem animal, especialmente as vísceras (fígado), carnes em geral e a gema dos ovos. Os vegetais contam com menos ferro, mas ainda é possível encontrar em boas quantidades no feijão, em nozes, folhas verdes e cereais integrais. 

 

Zinco

O zinco é um micronutriente essencial para o crescimento, desenvolvimento e função imunológica. É um micronutriente encontrado principalmente em carnes, laticínios, frutos do mar e cereais. 

 

Vitamina A 

A vitamina A é encontrada em fontes dietéticas de origem animal, como fígado, peixe, leite e derivados. E os óleos, frutas e vegetais possuem carotenóides, que são convertidos em vitamina A no organismo. 

 

Vitamina D

Além de auxiliar no metabolismo do cálcio e formação óssea, a vitamina D desempenha interação com o sistema imunológico. Ela pode ser encontrada em alimentos como óleo de peixe, óleo de fígado de bacalhau e gema de ovo, porém sua ação depende da síntese na pele pela exposição solar. Em um momento em que não é indicado sair de casa, dê um jeito de tomar um sol, nem que seja pela janela.

 

Vitamina E

Essa vitamina, em falta, compromete vários aspectos da resposta imune. Ela é encontrada em grande variedade em alimentos de origem vegetal, como óleos vegetais, germe de trigo, milho e soja. 

 

Vitamina C 

A vitamina C é encontrada principalmente em frutas e hortaliças, especialmente as frutas cítricas. Esta é encontrada em grande concentração nas células imunes, porém na presença de infecções e distúrbios que aumentam o nível de estresse, essa concentração pode diminuir rapidamente. Possui atividade antioxidante, a qual evita o dano oxidativo das células imunes. 

 

Alimentação diversificada

Mas não para por aí e é necessário ter uma alimentação diversa. Em alguns casos a suplementação de nutrientes também podem ser indicados, por meio da suplementação isolada ou por meio de polivitamínicos, que reúnem todos os nutrientes necessários para o melhor funcionamento do corpo humano. 

 

SARNI, Roseli OS et al. Micronutrientes e sistema imunológico. Rev Bras Alerg Imunopatol, v. 33, n. 1, p. 8-13, 2010.

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